Publicado por: absesimbra | 4 de Maio de 2009

Pregação 03-05-2009 – Dia da mãe – Maria mãe de Jesus

Por vezes existe o erro de darmos mais protagonismo às pessoas usadas por Deus do que ao próprio Deus que efectuou a obra através dessas pessoas.

Penso que tem de existir um Equilíbrio (e aqui a palavra equilíbrio é uma palavra-chave) dando toda a Glória a Deus porque é Ele quem efectua um trabalho, mas também elogiando (porque serve de encorajamento para obras futuras) a pessoa que está sendo usada por Deus nesse determinado trabalho.

Devemos ter a consciência de que é Deus quem suporta todo o trabalho e é Ele quem dá o crescimento, mas que Ele também escolheu utilizar homens e mulheres para efectuar esse trabalho. É-nos sábio ser humilde e reconhecermos que a obra é realizada por Deus, reconhecer que apenas somos servos e se porventura somos utilizados por Ele para trabalhar nessa obra isso acontece devido à Sua grande graça e misericórdia.

Quando afirmo que a palavra-chave é Equilíbrio, é porque nós os crentes evangélicos quando falamos em Maria, temos a rápida tendência para associarmos aos ensinamentos Católicos Romanos e colocamos logo de parte esse assunto como se fosse proibido falar nele.

E poderemos ter razão quando afirmamos que Maria:

  • Foi apenas uma ferramenta de Deus para que Jesus Cristo nascesse na terra em forma humana. No fundo para que se cumprisse a profecia que se encontra em Isaías 7:14. Vejamos em Mateus 1:18-25. “Ora tudo isso aconteceu para que se cumprisse a profecia…”  
  • Não foi nem é uma intermediária entre os Homens e Deus; não o foi quando em João 2:1-11 Jesus não faz o Milagre de transformar a água em vinho, por causa do pedido da sua mãe, mas porque era uma acção da sua obra messiânica. O facto de Jesus lhe dizer “ainda não é chegada a minha hora” reflecte que é Jesus quem determina o tempo da sua agenda do seu ministério e o tempo de resposta aos pedidos que lhe fazem e não Maria sua mãe. E em João 14:6 Jesus afirma de uma forma clara que só através Dele se pode chegar a Deus. Jesus não diz: “Peçam à minha mãe que ela vos concederá”, mas sim que Jesus é o único caminho para se chegar a Deus. Jesus em João 14:13-14 diz que Ele e o Pai são um, e que tudo o que pedirmos em nome Dele Ele concederá, e nunca refere Maria nesse processo. Então porquê pedirmos orações a Maria? Ler I Tim 2:5.
  • Maria não pode ser vista como um ser perfeito e imaculado que está em pé de igualdade ou acima do seu Filho Jesus; Não é uma “deusa” a quem podemos recorrer em pé de igualdade com Deus e Jesus. O próprio Deus abomina qualquer acto de adoração que não seja exclusivo a Ele. Um dos mandamentos é “Não terás outros deuses diante de mim.” Ler: Êxodo 20:3-6.

Mas temos de dar-lhe o valor que Maria merece, e também salientar aquilo que ela fez de bom, atitudes como:

  • Maria deu vida a Jesus, humanamente falando. Foi por meio dela que o precioso Filho de Deus veio ao mundo.
  • Maria deu um lar a Jesus. O homem da Galileia, que em breve não teria onde reclinar a cabeça, que faria do Monte das Oliveiras seu “lar distante do céu” e que visitaria a casa de Marta e Maria, recebeu do coração e das mãos de Maria, sua mãe, a bênção de ter um lar.
  • Maria deu educação religiosa a Jesus. Deus escolheu Maria para a missão especial de ser mãe do Mestre. Ela, que havia sido favorecida pelo Todo-Poderoso, certamente seria um exemplo de piedosas virtudes em seu lar e guiaria sua família para ter uma vida dedicada a Deus.

Assim como Maria, nós que temos de alguma forma contacto directo e influência com crianças e uma palavra especial para as Mães, devido ao dia que se celebra hoje, mas não esquecendo todas as outras pessoas, podemos e temos essa oportunidade de proporcionar aos nossos filhos e às nossas crianças, estas três bênçãos mencionadas acima: a vida, o lar, e a educação segundo os parâmetros bíblicos.

A Vida: Não só dar à luz, mas proporcionar condições para que a criança cresça e aprenda a viver num ambiente saudável.

O Lar: A importância da Família para a saúde emocional da criança. Saúde nos relacionamentos familiares/cada um sabe qual o seu papel.

Educação segundo os parâmetros Bíblicos: Conhecimento de Deus, Salvação e Senhorio de Jesus Cristo na vida da criança, culto pessoal com a criança (oração e leitura da Bíblia), trazer as crianças à igreja para estar com outros amigos cristãos;

Maria é vista como uma mulher de alto mérito, respeitosa por ter vivido uma vida exemplar segundo os propósitos de Deus, porém, sendo ela cheia da Graça (retomando o significado da palavra “Graça” como algo não merecido, dado gratuitamente), era uma mulher comum, escolhida de entre outras para dar à luz ao Messias. Não acreditamos que Maria seja a Mãe de Deus, no sentido estrito do termo, pois a natureza divina de Cristo é anterior à existência de Maria. Pelo facto de que ela foi criada por Deus, era uma mulher limitada às condições humanas, sem nada de diferente em sua essência.

Não acreditamos que ela sirva de intermediaria entre o relacionamento do homem e Deus. Isso acontece porque, apenas o que a Bíblia declara é norma de fé e doutrina, e não existe qualquer referência a uma possível mediação de Maria entre Deus e os homens. Maria sim tem de ser vista como um exemplo de fé e vida cristã.

About these ads

Responses

  1. Amen.
    God bless you,
    T.

  2. em nenhum momento nós católicos falamos que Maria é mais que Deus. em nenhum momento fazemos pedidos a ela, até porque sabemos que ela não faz milagres, simplesmente a respeitamos pois ela é a escolhida de Deus para ser a mãe do salvador. se um pecador que sou eu e o senhor podemos orar interceder pelos irmãos muito mais a mãe do salvador. ela é sim intercessora nossa junto a seu Filho, e qual o filho que não ouve sua mãe? acho melhor o senhor conhecer um pouco mais sobre os católicos para poder falar.

  3. sim,concordo…com tudo que foi falado e escrito.Maria é e foi preciosa pra Deus como seus filhos são.

    • sim é verdade que maria foi mãe do Sr. Jesus Cristo e escrito esta:Romanos 8:26 Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis.
      Romanos 8:27 E aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito, porque segundo a vontade de Deus é que ele intercede pelos santos.
      Romanos 8:34 Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós.
      E Jesus Cristoque intercede por nos mas afirmar que maria pede ao filho e Ele a atende; Meu irmão vai ler a Bíblia e veras que: Isaías 5:13 Portanto, o meu povo será levado cativo, por falta de entendimento; os seus nobres terão fome, e a sua multidão se secará de sede.
      Jesus Cristo é suficiente Sabe porque, Mateus 28:18 Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. E Atos 4:13Atos 4:12 E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos. Queridoa minha oração é que Deus em nome do Sr. Jesus tenha misericordia de ti pois Salmos 9:17 Os perversos serão lançados no inferno, e todas as nações que se esquecem de Deus. Isaías 42:8 Eu sou o SENHOR: este é o meu nome, e não permito que as imagens recebam o louvor que somente eu mereço.”

  4. Meu caro amigo, voçê leu bem o texto? Ou a resposta não é para mim?

  5. perdoe-me mas a respota não é para você e sim para: Jeremias 13:10 Este povo maligno, que se recusa a ouvir as minhas palavras, que caminha segundo a dureza do seu coração e anda após outros deuses para os servir e adorar, será tal como este cinto, que para nada presta. decupe mas não prestei a atenção devida


Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Categorias

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: