Publicado por: absesimbra | 28 de Setembro de 2014

Sermos gratos…

Celebração 15 anos de novas instalações e 84 anos de vida de igreja

Conhece a Ilustração do copo meio cheio ou meio vazio?

Numa caminhada pelo deserto durante 100 km´s apenas teria para beber meio copo de água. Qual seria a sua reacção face ao copo? Veria um copo meio vazio e queixava-se da situação, ou via um copo meio cheio e dava graças pelo que tinha?

Hoje em dia, podemos dizer que existem, ainda, graves problemas, no que diz respeito ao desenvolvimento da população, tais como:

POBREZA: o planeta tem quase 7 biliões de habitantes, dos quais 1,2 biliões vivem em condições de extrema pobreza, isto é, vive com menos de um dólar por dia. Destes, 70% são mulheres. 6,3 Milhões de crianças morrem de fome por ano e há 842 milhões de pessoas em subnutrição no mundo.

ANALFABETISMO: Cerca de 115 milhões de crianças no mundo não vão à escola.
Destas, três quintos são raparigas. 876 Milhões de pessoas no mundo são analfabetas, dois terços das quais são mulheres.

DESIGUALDADE ENTRE OS SEXOS: Dois terços dos analfabetos no mundo são mulheres e 80% dos refugiados são mulheres e crianças. Em muitos países as mulheres não têm direito à herança do marido, ficam desamparadas quando ele morre, não têm direito de voto, nem de escolher o marido. Também em muitos países as mulheres não têm direito a aprender a ler, a ser remuneradas pelo seu trabalho e noutros, quando trabalham ganham em média menos do que os homens.

MORTALIDADE INFANTIL: Para além dos 6,3 milhões de crianças que morrem de fome anualmente mais 13 milhões morrem antes de atingirem os cinco anos por causas evitáveis, tais como diarreia.

MORTALIDADE DURANTE A GRAVIDEZ E O PARTO: Mais de 500.000 mulheres morrem, por ano, durante a gravidez ou o parto, e 99% destas mortes ocorrem em países em vias de desenvolvimento.

MORTALIDADE DEVIDO A EPIDEMIAS: 1 milhão de pessoas morre por ano de malária e mais 2 milhões de pessoas morrem de tuberculose. Estima-se que entre 34 e 46 Milhões de pessoas vivem com SIDA/HIV e entre 2,5 e 3,5 milhões de pessoas morreram de SIDA em 2003.

FALTA DE CONDIÇÕES AMBIENTAIS: 2 mil milhões de pessoas no mundo não têm acesso a fontes de energia regulares, como por exemplo eletricidade. 1000 Milhões de pessoas no mundo não têm acesso a água potável. Ou seja isto que eu vou fazer agora essas pessoas não podem fazer! (Beber o copo com a água); 2,4 Mil milhões de pessoas no mundo não contam com melhorias do seu sistema sanitário.

É costume na nossa vida estarmos habituados a um certo nível de vida. Temos o nosso carro particular, ou então bons transportes, boas estradas, temos um salário médio dentro daquilo que é aceitável e uma casa minimamente em condições para viver. Comida no prato não nos falta, e no que toca a água potável basta abrir a torneira ou então para os mais esquisitos por menos de 1 euros arranja-se 9 litros de água engarrafada!

De acordo com o cenário traçado anteriormente acha que tem ou não motivos para se queixar?

Mas efectivamente parece que estamos sempre a nos queixarmos!

Falando a nível espiritual, a Declaração Universal dos Direitos Humanos adotada pelos 58 estados membros conjunto das Nações Unidas do qual faz parte em 10 de Dezembro de 1948, no Palais de Chaillot em Paris, (França), definia a liberdade de religião e de opinião no seu artigo 18:

“Todo o homem tem direito à liberdade de pensamento, consciência e religião; este direito inclui a liberdade de mudar de religião ou crença e a liberdade de manifestar essa religião ou crença, pelo ensino, pela prática, pelo culto e pela observância, isolada ou coletivamente, em público ou em particular.”

Temos a benção de viver num país onde existe liberdade religiosa, mas não é assim em alguns países no mundo. Existe um ranking dos países no mundo onde existe mais perseguição aos cristãos.
Ver vídeo no link “Missão portas abertas”.

Eu pergunto, existe algum tipo de perseguição religiosa em Portugal?

Então do que é que nos queixamos?

Porque é que parece que andamos sempre insatisfeitos com a nossa vida?
Irmão, eu e você precisamos de ter uma atitude de gratidão perante Deus, independentemente das circunstâncias que vivemos que após esta análise do “mundo” verificamos que não é tão má assim!
O irmão tem a tendência de ver o copo meio cheio ou meio vazio?
Atitude de gratidão ou atitude de queixume…?

A Definição de gratidão: Gratidão é o ato de reconhecimento de uma pessoa por alguém que lhe prestou um benefício, um auxílio, um favor etc.

Sinónimo: Acção de graças! Ser agradecido!

Ora são muitas as passagens Bíblicas que nos motivam a ser agradecidos bem como nos mostram que é vontade de Deus, nós sermos gratos pelo que temos e pelo que somos. Entre outras queria falar de 3.

I Tessalonicenses 5:18
“Em tudo dai graças, porque está é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.”

Colossenses 2:6-7
“Ora, como recebestes a Cristo Jesus, o Senhor, assim, andai nele, nele radicados e edificados, e confirmados na fé, tal como fostes instruídos, crescendo em ações de graça.”
“… Como recebestes a Cristo Jesus…” Conversão
“… o Senhor…” Aquele que manda na vida do servo
“… Assim andai Nele…” Obedecer a Cristo no dia-a-dia
“… Nele radicados e edificados e confirmados na fé…”
“… Tal como fostes instruídos…”
“… Crescendo em ações de graça.” Característica evidente de crescimento espiritual é ser agradecido;

E Colossenses 3:16-17
“A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com gratidão em vosso coração.
E, quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.”

Concluindo…
Esta semana festejamos 15 anos de novas instalações e 84 anos de vida de igreja aqui em Sesimbra.
Em 1930 nasceu a nossa igreja em Sesimbra e em 1999 conseguimos comprar estas instalações.
Olhando para o nosso passado como igreja irmãos só temos motivos para sermos gratos a Deus pelo que Ele é e pelo que Ele nos tem dado.
Tenha um momento de oração de ações de graça pela nossa igreja e vida!

(Pregação na AB Sesimbra adaptada para texto Domingo 28 Setembro 2014)


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: