Publicado por: absesimbra | 19 de Outubro de 2014

Uma vida alicerçada na Rocha que é Cristo – A importância de estudar a Palavra de Deus

Pregação AB Sesimbra 19.10.2014

Motivação para estudar a Bíblia

Para compreendermos Deus temos de entender a Sua Palavra.
Mateus 7:24-29

“Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha;
E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.
E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia;
E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda.
E aconteceu que, concluindo Jesus este discurso, a multidão se admirou da sua doutrina;
Porquanto os ensinava como tendo autoridade; e não como os escribas.”

Rocha = Jesus Cristo

Ter Jesus como o centro de tudo.

Existirão dificuldades na mesma mas conserva-se a Paz de Cristo. Esta paz que ultrapassa as vicissitudes da vida (chuva, tempestade, etc.) vem através da intimidade com Deus, e essa intimidade vem através do conhecimento da Sua Palavra.

Aquele que ouve e cumpre a palavra assemelha-se ao que firma a sua vida na Rocha.

Aquele que apenas ouve a palavra e não a pratica assemelha-se ao que firma a sua vida na areia. Alguém que apenas acrescentou Jesus à sua vida, Jesus não é o centro da sua vida, não é a razão do seu viver.

O ser humano deseja ser salvo, mas não deseja servir o Senhor que o salvou.

Queremos viver a vida à nossa maneira e não à maneira de Deus.

Por vezes até dizemos: “Ai de Deus se não fizer o que eu lhe disse. Sob pena de já não ir à igreja ou de deixar de dar o dízimo, ou deixar de servir…!”

Nós somos “Doulos” de Deus, escravos/servos de Deus. Deus promete-nos uma vida abundante mas não de bens materiais como alguns pregam por aí. Abundante na paz que Deus dá, em que podemos enfrentar qualquer circunstância porque estamos baseados na Rocha que é Jesus.

“Seja conhecido de vós todos, e de todo o povo de Israel, que em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, aquele a quem vós crucificastes e a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, em nome desse é que este está são diante de vós.

Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta por cabeça de esquina.
E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.”

Atos 4:10-12
Ouvir a Palavra de Deus e não a cumprir torna-nos fracos.
Provérbio Japonês: “Ninguém tropeça numa montanha!”

Ou seja as tentações grandes normalmente estão sob o nosso controle, com as pequenas é que temos de nos preocupar, porque essas entram nas nossas vidas de uma forma sorrateira e por vezes sem nos apercebermos que nos prejudicam.

Daí mais uma vez a importância que é de ter intimidade com Deus para conhecer que coisas são essas que desagradam a Deus.

A nossa função como crentes é levar a cabo o ministério da reconciliação, àqueles que não têm a sua casa firmada em nada, que nunca tiveram a oportunidade de ouvir a palavra de Deus quanto mais a cumprirem. Quantas vezes falaram do amor de Jesus a alguém nos últimos meses?

Estamos dispostos a receber a bênção de Deus, mas quase nunca estamos dispostos a trabalhar para Deus e a aprender mais sobre a Sua Palavra.

Precisamos de coragem para estudar a Bíblia e depois termos condições de aplica-la!

(Adaptado dos apontamentos da pregação do pastor Paulo Mussi no contexto da apresentação do curso “Seja um obreiro aprovado” na igreja em Sesimbra)

Advertisement

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers gostam disto: