Existem variadíssimos desafios para os cristãos nos dias que correm. Vivemos numa cultura cada vez mais contrária a Deus. Quase tudo nos tira do foco de glorificarmos a Deus. O desafio é viver de uma forma santa dentro deste sistema de valores.
Em vários textos Bíblicos é nos dada a orientação para sermos Santos:
I Pedro 1:16
“Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.”
Levítico 20:7
“Portanto santificai-vos, e sede santos, pois eu sou o Senhor vosso Deus.”
Levítico 19:2
“Fala a toda a congregação dos filhos de Israel, e dize-lhes: Santos sereis, porque eu, o Senhor vosso Deus, sou santo.”
Definição de Santo: “Ser santo significa a separação de uma pessoa dos costumes mundanos e de tudo aquilo que é contrário a vontade de Deus. A característica do santo é a obediência e a fidelidade a Deus. Dessa forma, a vida do santo reflete as virtudes ensinadas pelo Senhor em Sua Palavra.”
Ler João 17:1-26 – Oração sacerdotal de Jesus
Definir o que é Cultura do Evangelho e o que é Cultura secular:
Cultura do Evangelho
- A vida eterna – v. 3
- Reconhecer a autoridade de Jesus – v. 2
- Glorificar Deus – v. 1,4,5
- Guardar a Palavra de Deus – v. 6
- Reconhecer que Jesus vem de Deus – v. 7,8
- Ser um/unidade com os irmãos e com Deus – v. 11,21,22
- Ser santo e crer na Bíblia como a verdade – v. 17,19
- Crer que somos enviados ao mundo com um propósito – v. 18
Cultura secular/mundo – Sistema de valores contrários à vontade de Deus
- Aqui caracterizada por Jesus como mundo – v. 9,11
- Precisamos de ser guardados e protegidos deste sistema – v.12
- Este sistema odeia os filhos de Deus – v. 14
- Não pertencemos ao mundo – v. 14,16
- Somos chamados a estar no mundo com uma missão, mas apesar de estarmos no mundo não temos de permanecer no mal – v. 15
- O este sistema não conhece Deus – v. 25
Se contarmos as expressões “a fim de que” ou “para que” que significam o objetivo ao realizar tal ação quer da parte de Jesus que da nossa parte verificamos que o grande objetivo do Evangelho é fazer uma contracultura no mundo substituindo o que está contra a vontade de Deus pela Sua vontade santa e boa perfeita e agradável para os seus filhos.
Esta era missão de João Batista (LER Mateus 3:2 ) e a missão de Jesus na terra (Ler Mateus 4:17 ). E é esta a nossa missão também, como cristãos. Que o Evangelho que é a implementação do Reino de Deus na terra possa invadir este mundo transformando este sistema de valores podre e afastado de Deus em algo que glorifique o único Deus verdadeiro.
Temos duas opções de vida: Fazer parte desta batalha e no fim vencer com Jesus Cristo, ou então vivermos a nossa vida acatando este sistema sem fazermos nada para o mudar. E interessa saber que a nossa batalha esta implementação do evangelho não é contra pessoas (LER João 3:16 ) mas sim contra todo o sentimento de afastamento de Deus e igualmente contra Satanás e os seus demónios que nos tentam afastar de Deus. (LER Efésios 6:12 )
Se lermos o discurso de Jesus denominado “As bem-aventuranças” em Mateus 5:1-14 verificamos que as características dos bem-aventurados ou seja dos felizes de acordo com o reino de Deus, são todas características de carácter e nenhuma de condição física ou social.
Fala de perseguição no mundo, mas coloca o foco onde ele deve estar – nos céus!
SAL e LUZ do mundo – contracultura do Evangelho para com o sistema de valores mundano e afastado de Deus.
CONCLUSÃO
Vamos começar a estudar na semana que vem o livro de Daniel. E aplicar na vida de Daniel estes princípios. Vamos verificar a forma como Daniel não se deixou contaminar com esta cultura secular do seu tempo e foi fiel ao Senhor num ambiente muito hostil para com a sua crença em Deus.
O tema central do nosso estudo em volta de Daniel será “A vida espiritual em uma cultura secular”
Em Daniel 1:8 diz que “E Daniel propôs no seu coração não se contaminar…”
Este sistema de valores que reina na nossa sociedade e que veremos também reinava na sociedade em que Daniel estava, é como que uma contaminação que nos afasta de Deus. E Daniel decidiu não se deixar influenciar por isso, foi temente e obediente a Deus, foi Sal e luz e Deus o abençoou.
Mas para a semana há mais.
Artigo retirado do esboço da mensagem da Pregação domingo 11.01.2015
Pastor Tiago Afonso
Deixe uma Resposta