Publicado por: absesimbra | 10 de Fevereiro de 2015

Daniel 4

Pregação 08.02.2015

Daniel 4 – A loucura/Sensatez de Nabucodonosor

Falar acerca do título da passagem – A Loucura de Nabucodonosor

Loucura numa primeira fase mas depois sensatez… Porquê?

LER Daniel 4 (indo e parando à medida que vamos estudando);

O capítulo 4 no contexto do cativeiro de Judá na Babilónia é o último da era do Rei Nabucodonosor. Se formos analisar o capítulo 5 verso 1 começa com “O rei Belsazar…” Ora Belsazar era filho de Nabucodonosor isso diz-nos o verso 2 de Daniel 5. Mas do capítulo 5 falemos na semana que vem, hoje estamos a estudar o capítulo 4 e neste capítulo se analisarmos bem é o próprio Nabucodonosor que fala na 1ª pessoa.

No verso 1 temos uma declaração do rei para todos os povos, nações, homens de todas as línguas que habitam em toda a terra.

No verso 2 – Objetivo desta declaração para aqueles destinatários.

Qual a diferença de este Nabucodonosor e do outro que temos vindo a estudar nestas últimas semanas?

Parece que se rendeu ao Deus de Daniel.

Aquele rei tirano e mau que quis matar quem adorasse outro deus que não ele próprio chegou a um estado em que na sua vida reconheceu o poder e as maravilhas de Deus.

Mas o que terá acontecido a este homem para ele ter mudado de atitude?

Algumas coisas já estudámos. A persistência e o testemunho de Daniel e os amigos provocaram em Nabucodonosor situações em que ele reconheceu quem era Deus.

APLICAÇÃO

Como está a nossa persistência? Ou falta dela? Persistência para orar, para evangelizar, para amar?

A nossa persistência e o nosso bom testemunho vai fazer a diferença no coração mais duro que possamos enfrentar.

Bom testemunho de Daniel – Ler Verso 8

Novamente existe um sonho LER Daniel 4:10-18

Daniel dá a interpretação – LER Daniel 4:19-27

Concretização da interpretação do Sonho – LER Daniel 4:28-33

Daqui vem o título da passagem – “A loucura de Nabucodonosor” Mas eu também falei em Sensatez… Vejam porquê: LER Daniel 4:34-37 – Com aquela experiencia Nabucodonosor chegou ao fim da vida com a visão certa acerca de Deus.

Através daquela loucura alcançou o discernimento para entender que Deus, o Deus de Daniel era verdadeiro.

Foi necessário Nabucodonosor passar pela aquela experiencia para assumir que o Deus de Daniel era o Deus Verdadeiro.

Este homem no seu poder, e orgulho e vemos aqui a declaração que ele faz quando está passeando nos jardins do seu palácio (ver versos 28 a 30), e ele tinha razões para isso, porque efetivamente este homem era muito poderoso.

Mas as suas atitudes:

Verso 34 – depois de voltar a ter entendimento a primeira coisa que fez foi louvar e glorificar a Deus. Ele entendeu que não valia a pena entrar numa disputa de poderes com o Altíssimo. Por isso rendeu-se ao Deus dos deuses.

E vejam a última declaração que ele faz: LER Verso 37 focando a frase: “… e pode humilhar aos que andam na soberba.”

APLICAÇÃO

O que temos a aprender com a experiencia deste homem?

O que terá de acontecer nas nossas vidas para nos rendermos ao Deus verdadeiro? Porque experiencia teremos de passar para que caia sobre nós o discernimento de quem é Deus? Temos de colocar de lado o nosso orgulho e reconhecermos que sem Deus não somos nada. Que se não for Deus estamos perdidos!

Vamos abrir as nossas Bíblias em I Pedro 5:5 – o caminho do orgulho só leva à desgraça…

Afastar o orgulho das nossas vidas… dos nossos relacionamentos … das nossas ações…

Uma forma de afastar o orgulho é depender somente de Deus. Reconhecer que Deus é o Altíssimo só Ele merece todo o louvor e eu não sou nada sem Ele.

Dependência de Deus.

LER I Pedro 5:6 – e no tempo certo Deus vai exaltar-nos.

O que é Humildade? LER Filipenses 2:3

Terminar com o exemplo de Cristo em Filipenses 2:5-11

Que exemplo magnífico o do nosso salvador! Que possamos seguir este exemplo!

Advertisement

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers gostam disto: