Pregação 29.02.2015
Vivemos dias de grande luta entre a sociedade e quem crê em Deus;
É preciso estar alerta e resistir ao Diabo, aliás é o que a Palavra de Deus diz em Tiago 4:7 “Resisti ao Diabo e Ele fugirá de vós.”
Ora para levar esse desafio a bom rumo de resistir ao Diabo que é resistir também aos valores deste mundo, podemos retirar em jeito de conclusão do estudo do livro de Daniel, alguns princípios que nos ajudarão a fazer isso.
Princípios a retirar do livro de Daniel de experiências de vida de Daniel, Ananias, Misael, Azarias e do Nabucodonosor.
Daniel 1:8 – “Resolveu Daniel, firmemente, não se contaminar com as finas iguarias do rei…”
Algumas traduções dizem firmemente em seu coração.
Esta é uma postura determinante para resistirmos ao Diabo e a este mundo. Firmeza de coração. Algumas passagens da Bíblia usam estes termos:
- Vigiai, estai firmes na fé; portai-vos varonilmente, e fortalecei-vos.1 Coríntios 16:13
- Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão.Gálatas 5:1
- Dá-me entendimento, e guardarei a tua lei, e observá-la-ei de todo o meu coração.Salmos 119:34
- Deleito-me em fazer a tua vontade, ó Deus meu; sim, a tua lei está dentro do meu coração.Salmos 40:8
- Filho meu, não te esqueças da minha lei, e o teu coração guarde os meus mandamentos.Provérbios 3:1
É fundamental que a nossa decisão de não pecar seja firme e de coração. Se a nossa motivação for outra vamos acabar por cair. Firme porque requer luta e de coração porque tem de ser uma decisão em consciência e verdadeira.
Daniel 1:20-23 – Oração reconhecendo quem é Deus.
Quando lemos esta história, centenas de anos mais tarde, sabemos qual foi o final – mas Daniel não sabia. Ele estava a viver um dia de cada vez sem conhecer os detalhes do plano de Deus, mas ele conhecia a capacidade de Deus. Ele confiava em Deus. Ele sabia apenas que desejava viver para honrar o seu Deus. Ele decidiu obedecer a Deus, ao invés de se submeter ao mais poderoso governo dos seus dias. Para Daniel viver sem declarar quem era Deus não fazia sentido, ele preferia morrer. Daniel e os seus amigos independentemente da situação que estavam a passar (fosse a questão da dieta; fosse a fornalha ardente, fosse o insucesso da interpretação dos sonhos dos reis ou a cova dos leões) eles reconheciam e tinham confiança de que Deus é muito mais poderoso do que qualquer outra coisa e de que Ele honra a quem lhe obedece até ao fim.
É muito importante que para resistirmos ao Diabo e ao mundo estejamos conscientes de quem Deus é. Daquilo que Deus pode e vai fazer de certeza.
Algumas passagens da Bíblia falam de declarações de homens e mulheres que afirmam quem Deus é e que com confiança e fé esperavam Nele:
- Pois tu és a minha esperança, Senhor DEUS; tu és a minha confiança desde a minha mocidade.Salmos 71:5
- E não duvidou da promessa de Deus por incredulidade, mas foi fortificado na fé, dando glória a Deus,Romanos 4:20 (citando o exemplo de Abraão)
- Em Deus tenho posto a minha confiança; não temerei o que me possa fazer o homem.Salmos 56:11
- Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem. Hebreus 11:1
- Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam. Hebreus 11:6
Nesta caminhada é muito importante que nunca duvidemos de Deus. De que Ele nos ama e de que Ele cuida dos que o amam a Ele, e dos que por amor do seu nome passam por vezes por diversas provações mas mesmo assim mantêm-se firmes e fiéis a Ele.
Daniel 2:17 – Daniel procura os amigos
Nesta luta contra o Diabo e contra os valores deste mundo, é de extrema importância que tenhamos boas amizades. Relacionamentos saudáveis.
“Boas amizades são aquelas que nos ajudam a crescer espiritualmente, rumo à imagem e estatura de Cristo.”
Daniel tinha aqueles 3 amigos que o suportaram em oração face ao desafio que já conhecemos. Os nossos melhores amigos devem ser aqueles que nos suportam.
A igreja local deve ser um sítio de boas amizades. Devemos nos privilegiar uns aos outros, porque estamos juntos nesta luta contra o diabo e o sistema de valores do mundo.
Algumas passagens da Bíblia afirmam:
- Em todo o tempo ama o amigo e para a hora da angústia nasce o irmão. Provérbios 17:17
- O homem de muitos amigos deve mostrar-se amigável, mas há um amigo mais chegado do que um irmão.Provérbios 18:24
- Então, enquanto temos tempo, façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé.Gálatas 6:10
- Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.Tiago 5:16
Boas amizades são aquelas onde existe confiança e abertura para fazermos o que está descrito em Tiago 5:16. Confessar as nossas culpas uns aos outros. Requer confiança! Requer que aceitemos os falhanços dos outros e os ajudemos a crescer e requer que os outros aceitem os nossos falhanços ajudando-nos a nós a crescer também.
Daniel 4:37 – Reconhecer a nossa pequenez e a grandeza de Deus – Humildade.
A humildade é fundamental num relacionamento dentro do Reino de Deus. Quer seja humildade para com Deus, reconhecendo quem Ele é, e a nossa dependência Dele, bem como humildade nos relacionamentos com os nossos irmãos, considerando os outros superiores a nós próprios.
O sistema de valores do mundo diz-nos o contrário, de que nós devemos ser superiores, nunca nos rebaixarmos perante ninguém. Somos capazes e somos melhores até que o próprio Deus. Não precisamos de Deus para nada.
Foi esse o pecado de Lucifer, quando no seu orgulho quis ser deus. Tornando-o Satanás aquele que é o adversário de Deus.
Orgulho é algo relativo ao reino das trevas, porém Humildade é um valor essencial no Reino da luz.
Já a Bíblia em Tiago 4:6 afirma:
- Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.Tiago 4:6
E esta passagem vem no contexto daquela que estamos a usar para dizer “Resistir ao Diabo e ele fugirá de vós…”
Nesta resistência ao diabo a humildade tem uma palavra a dizer.
E por fim Daniel 6:10 – Daniel levava uma vida de oração e devoção a Deus
A oração é algo de extrema importância num relacionamento com Deus. A oração é comunicação com Deus. Para qualquer relacionamento dar certo tem de existir comunicação. A oração é a nossa respiração espiritual.
Vejamos algumas passagens da Bíblia relacionadas com oração:
- Perseverai em oração, velando nela com ação de graças;Colossenses 4:2
- O sacrifício dos ímpios é abominável ao Senhor, mas a oração dos retos é o seu contentamento.Provérbios 15:8
- O Senhor está longe dos ímpios, mas a oração dos justos escutará.Provérbios 15:29
- Orai sem cessar.1 Tessalonicenses 5:17
Uma vida de oração faz-nos estar no foco certo. Uma vida de oração faz-nos estar na dependência de Deus. Quando oramos o foco está em Deus naquilo que Ele pode fazer e não naquilo que nós podemos fazer.
CONCLUSÃO
Resumindo:
- Decidir firmemente no coração não pecar contra Deus – custe o que custar;
- Reconhecer quem é Deus e confiar/ter fé de que Ele está no controle e de que Ele honra quem lhe dá honra a Ele;
- Ter boas amizades – igreja local;
- Ser humilde;
- Ter uma vida diária de oração e devoção a Deus;
Estamos a terminar o estudo do livro de Daniel. Para a semana faremos uma pausa no livro porque trarei uma pregação baseada no tema daquilo que se comemora no próximo domingo (dia da mulher). Depois daremos mais 2 pregações acerca de Daniel abordando o tema escatológico que é abordado por Daniel a partir do capítulo 7 até ao fim. Temos estudado os primeiros 6 capítulos porque efetivamente são aqueles que nos trazem estes princípios e são mais úteis para o nosso dia-a-dia mas abordaremos o restante do livro em duas pregações até sensivelmente meio do mês de Março.
TAfonso (Esboço pregação Domingo 29 Fevereiro 2015)
Deixe uma Resposta