Publicado por: absesimbra | 13 de Março de 2015

Conclusão estudo dos primeiros 6 capítulos de Daniel

Pregação 29.02.2015

Vivemos dias de grande luta entre a sociedade e quem crê em Deus;

É preciso estar alerta e resistir ao Diabo, aliás é o que a Palavra de Deus diz em Tiago 4:7 “Resisti ao Diabo e Ele fugirá de vós.”

Ora para levar esse desafio a bom rumo de resistir ao Diabo que é resistir também aos valores deste mundo, podemos retirar em jeito de conclusão do estudo do livro de Daniel, alguns princípios que nos ajudarão a fazer isso.

Princípios a retirar do livro de Daniel de experiências de vida de Daniel, Ananias, Misael, Azarias e do Nabucodonosor.

Daniel 1:8 – “Resolveu Daniel, firmemente, não se contaminar com as finas iguarias do rei…”

Algumas traduções dizem firmemente em seu coração.

Esta é uma postura determinante para resistirmos ao Diabo e a este mundo. Firmeza de coração. Algumas passagens da Bíblia usam estes termos:

  • Vigiai, estai firmes na fé; portai-vos varonilmente, e fortalecei-vos.1 Coríntios 16:13
  • Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão.Gálatas 5:1
  • Dá-me entendimento, e guardarei a tua lei, e observá-la-ei de todo o meu coração.Salmos 119:34
  • Deleito-me em fazer a tua vontade, ó Deus meu; sim, a tua lei está dentro do meu coração.Salmos 40:8
  • Filho meu, não te esqueças da minha lei, e o teu coração guarde os meus mandamentos.Provérbios 3:1

É fundamental que a nossa decisão de não pecar seja firme e de coração. Se a nossa motivação for outra vamos acabar por cair. Firme porque requer luta e de coração porque tem de ser uma decisão em consciência e verdadeira.

Daniel 1:20-23 – Oração reconhecendo quem é Deus.

Quando lemos esta história, centenas de anos mais tarde, sabemos qual foi o final – mas Daniel não sabia. Ele estava a viver um dia de cada vez sem conhecer os detalhes do plano de Deus, mas ele conhecia a capacidade de Deus. Ele confiava em Deus. Ele sabia apenas que desejava viver para honrar o seu Deus. Ele decidiu obedecer a Deus, ao invés de se submeter ao mais poderoso governo dos seus dias. Para Daniel viver sem declarar quem era Deus não fazia sentido, ele preferia morrer. Daniel e os seus amigos independentemente da situação que estavam a passar (fosse a questão da dieta; fosse a fornalha ardente, fosse o insucesso da interpretação dos sonhos dos reis ou a cova dos leões) eles reconheciam e tinham confiança de que Deus é muito mais poderoso do que qualquer outra coisa e de que Ele honra a quem lhe obedece até ao fim.

É muito importante que para resistirmos ao Diabo e ao mundo estejamos conscientes de quem Deus é. Daquilo que Deus pode e vai fazer de certeza.

Algumas passagens da Bíblia falam de declarações de homens e mulheres que afirmam quem Deus é e que com confiança e fé esperavam Nele:

  • Pois tu és a minha esperança, Senhor DEUS; tu és a minha confiança desde a minha mocidade.Salmos 71:5
  • E não duvidou da promessa de Deus por incredulidade, mas foi fortificado na fé, dando glória a Deus,Romanos 4:20 (citando o exemplo de Abraão)
  • Em Deus tenho posto a minha confiança; não temerei o que me possa fazer o homem.Salmos 56:11
  • Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem. Hebreus 11:1
  • Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam. Hebreus 11:6

Nesta caminhada é muito importante que nunca duvidemos de Deus. De que Ele nos ama e de que Ele cuida dos que o amam a Ele, e dos que por amor do seu nome passam por vezes por diversas provações mas mesmo assim mantêm-se firmes e fiéis a Ele.

Daniel 2:17 – Daniel procura os amigos

Nesta luta contra o Diabo e contra os valores deste mundo, é de extrema importância que tenhamos boas amizades. Relacionamentos saudáveis.

“Boas amizades são aquelas que nos ajudam a crescer espiritualmente, rumo à imagem e estatura de Cristo.”

Daniel tinha aqueles 3 amigos que o suportaram em oração face ao desafio que já conhecemos. Os nossos melhores amigos devem ser aqueles que nos suportam.

A igreja local deve ser um sítio de boas amizades. Devemos nos privilegiar uns aos outros, porque estamos juntos nesta luta contra o diabo e o sistema de valores do mundo.

Algumas passagens da Bíblia afirmam:

  • Em todo o tempo ama o amigo e para a hora da angústia nasce o irmão. Provérbios 17:17
  • O homem de muitos amigos deve mostrar-se amigável, mas há um amigo mais chegado do que um irmão.Provérbios 18:24
  • Então, enquanto temos tempo, façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé.Gálatas 6:10
  • Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.Tiago 5:16

Boas amizades são aquelas onde existe confiança e abertura para fazermos o que está descrito em Tiago 5:16. Confessar as nossas culpas uns aos outros. Requer confiança! Requer que aceitemos os falhanços dos outros e os ajudemos a crescer e requer que os outros aceitem os nossos falhanços ajudando-nos a nós a crescer também.

Daniel 4:37 – Reconhecer a nossa pequenez e a grandeza de Deus – Humildade.

A humildade é fundamental num relacionamento dentro do Reino de Deus. Quer seja humildade para com Deus, reconhecendo quem Ele é, e a nossa dependência Dele, bem como humildade nos relacionamentos com os nossos irmãos, considerando os outros superiores a nós próprios.

O sistema de valores do mundo diz-nos o contrário, de que nós devemos ser superiores, nunca nos rebaixarmos perante ninguém. Somos capazes e somos melhores até que o próprio Deus. Não precisamos de Deus para nada.

Foi esse o pecado de Lucifer, quando no seu orgulho quis ser deus. Tornando-o Satanás aquele que é o adversário de Deus.

Orgulho é algo relativo ao reino das trevas, porém Humildade é um valor essencial no Reino da luz.

Já a Bíblia em Tiago 4:6 afirma:

  • Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.Tiago 4:6

E esta passagem vem no contexto daquela que estamos a usar para dizer “Resistir ao Diabo e ele fugirá de vós…”

Nesta resistência ao diabo a humildade tem uma palavra a dizer.

E por fim Daniel 6:10 – Daniel levava uma vida de oração e devoção a Deus

A oração é algo de extrema importância num relacionamento com Deus. A oração é comunicação com Deus. Para qualquer relacionamento dar certo tem de existir comunicação. A oração é a nossa respiração espiritual.

Vejamos algumas passagens da Bíblia relacionadas com oração:

Uma vida de oração faz-nos estar no foco certo. Uma vida de oração faz-nos estar na dependência de Deus. Quando oramos o foco está em Deus naquilo que Ele pode fazer e não naquilo que nós podemos fazer.

CONCLUSÃO

Resumindo:

  • Decidir firmemente no coração não pecar contra Deus – custe o que custar;
  • Reconhecer quem é Deus e confiar/ter fé de que Ele está no controle e de que Ele honra quem lhe dá honra a Ele;
  • Ter boas amizades – igreja local;
  • Ser humilde;
  • Ter uma vida diária de oração e devoção a Deus;

Estamos a terminar o estudo do livro de Daniel. Para a semana faremos uma pausa no livro porque trarei uma pregação baseada no tema daquilo que se comemora no próximo domingo (dia da mulher). Depois daremos mais 2 pregações acerca de Daniel abordando o tema escatológico que é abordado por Daniel a partir do capítulo 7 até ao fim. Temos estudado os primeiros 6 capítulos porque efetivamente são aqueles que nos trazem estes princípios e são mais úteis para o nosso dia-a-dia mas abordaremos o restante do livro em duas pregações até sensivelmente meio do mês de Março.

TAfonso (Esboço pregação Domingo 29 Fevereiro 2015)


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: