Publicado por: absesimbra | 12 de Maio de 2015

Pregação 10.05.2015 Continuação do estudo acerca do sofrimento na vida de Jesus Cristo

Temos estado a estudar o sofrimento na vida de Jesus. Já vimos que Jesus foi perseguido, foi negado, foi maltratado pelos seus conterrâneos, passou pelo sofrimento de morte de um ente querido, foi traído, sentiu sofrimento de agonia, suores de sangue, dor.

Mas mesmo assim decidiu continuar no caminho de glorificar Deus Pai. No jardim do Getsémani Ele tem palavras que apesar do sofrimento conseguimos ver qual o seu propósito de Vida:

“Pai se possível passa de mim este cálice, porém seja feita a Tua vontade e não a minha.”

Numa linguagem mais atual seria: “Pai se possível livra-me deste sofrimento, mas se não for possível faz a Tua vontade.” E nós sabemos qual a vontade de Deus… João 3:16 – Providenciar a salvação do Homem.

O que interessava para Jesus não era o seu sofrimento, mas sim que a vontade de Deus fosse feita.

Relembramos assim que é importante entendermos que o sofrimento faz parte da vida do Cristão, mas que podemos confiar em Deus porque Ele cuida de nós.

Jesus venceu o mundo!

E aprendemos também que é nos tempos de sofrimento que mais tentações vêm à nossa vida, tentações essas que nos levam a ter de optar por um caminho de facilitismo colocando de parte a vontade de Deus, ou então optar pela vontade de Deus mesmo que isso implique sofrimento, assim como se passou no episódio da tentação de Jesus.

Continuando a analisar episódios da vida de Jesus descritos nos evangelhos verificamos que existem outras situações onde Jesus sofre e é isso que vamos estudar esta manhã.

Mateus 27:39-44 – Na cruz – Caminho do facilitismo vs manter-se no foco para aquilo que foi chamado.

Mateus 27:46 e 50 – Crucificação – Sofrimento, mas isso não fez com que Jesus saísse do foco;

Qual o propósito do sofrimento?

Conclusão – João 12:23-28 – Glorificar Deus.

(Conclusão) Faço a pergunta: Quantos de nós por vezes cedemos no meio do sofrimento achando que Deus nos abandonou, e diante de uma tentação de Satanás acabamos por fazer a sua vontade negando Deus?

Achamos que somos o centro do mundo e que Deus serve para nos livrar de qualquer azar que temos na nossa vida, por azar entende-se sofrimento. Desde que começamos a sofrer por fazer a vontade de Deus, abandonamos Deus porque não entendemos que a nossa vida é para servir e glorificar Deus e não o contrário.

Cuidado com as tentações no meio do sofrimento, que parecem nos levar por caminhos fáceis, mas que no fim levam à desgraça. No fim levam a um afastamento de Deus.

Quando estiver em sofrimento ore ao Senhor para que Deus lhe dê força a manter-se no caminho de Deus confiando Nele.

Mas como Deus é amor, temos de terminar este estudo com a Esperança que existe em Deus. Depois da morte de Jesus, ao terceiro dia Ele Ressuscitou.

A Ressurreição de Jesus veio trazer uma nova perspetiva ao sofrimento. Já não vamos sofrer mais – A perspetiva do céu

Vamos abrir as nossas Bíblias em Apocalipse 7:16 e Apocalipse 21:4

Conclusão

É esta esperança que nos tem de fazer viver a cada dia. É esta esperança que nos dá força para enfrentarmos o dia-a-dia para a Glória de Deus.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: