Esta semana começámos o nosso estudo acerca da epístola de Tiago.
Autoria da carta de Tiago: Dos quatro indíviduos identificados como Tiago no Novo Testamento somente dois têm sido propostos como autor desta carta – Tiago filho de Zebedeu (e irmão de João), e Tiago, o meio irmão de Jesus. É pouco provável que Tiago o filho de Zebedeu, tenha sido o autor, visto ter sido martirizado em 44 AD (Actos 12:2). O tom de autoridade evidente na carta não apenas elimina os outros dois Tiagos menos conhecidos, do Novo Testamento,mas aponta para o meio irmão de Jesus que veio a ser o líder reconhecido da igreja de Jerusalém (Actos 12:17; 15:13; 21:18). Esta conclusão é apoiada pelas semelhanças existentes (no texto grego) entre esta carta e o discurso de Tiago, no concílio de Jerusalém (Tiago 1:1 e Actos 15:23; Tiago 1:27 e Actos 15:12; Tiago 2:5 e Actos 15:13.
Data: Alguns, negando a autoria de Tiago, devido ao excelente grego do texto, colocam a composição desta carta no final do primeiro século. Os Galileus, todavia,conheciam o grego e usavam-no correctamente, junto com o aramaico e o hebraico. além disso, a ausência de menções ao Concílio de Jerusalém (49 AD) o uso da palavra “Sinagoga” (Assembleia) para descrever igreja em Tiago 2:2 e a forte expectativa da volta rápida do Senhor (Tiago 5:7-9) indicam uma data mais recuada. Tipo 45 – 50 AD.
O livro de Tiago preocupa-se com os aspectos práticos da conduta cristã e apresenta o modo pelo qual a fé opera na vida quotidiana. O propósito de Tiago foi oferecer instrução ética concreta.
Leia em casa o livro de Tiago para melhor vir preparado para as pregações!
Estudar a Bíblia ajuda-nos a compreender a vontade de Deus e assim capacita-nos a agradá-Lo.
VENHA ESTUDAR O LIVRO DE TIAGO CONNOSCO! TODOS OS DOMINGOS PELAS 10H30.
Deixe uma Resposta