Se nos dias de hoje, Deus nos dissesse “Pede-me o que quer que seja e eu te farei!” o que pediríamos? Saúde, dinheiro, felicidade, etc…
Ler a história de Salomão – I Reis 3:2-15 e 4:29-34
Salomão pediu sabedoria a Deus. Ele próprio chega à conclusão de que “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; conhecer o que é santo é ter entendimento.” Afirmação esta que se encontra num dos seus provérbios precisamente em Provérbios 9:10.
Outras passagens da Bíblia afirmam algo em relação à Sabedoria. Job, Eclesiastes, Salmos e provérbios são ricos em afirmações relacionadas com a Sabedoria.
O dicionário da língua portuguesa define Sabedoria como: “Qualidade, caráter de quem ou do que é sábio grande instrução; ciência, erudição, saber. É a capacidade que nos permite discernir qual o melhor caminho a seguir, a melhor atitude a adotar nos diferentes contextos que a vida nos apresenta.”
Independentemente dos contextos o temer o Senhor ou seja o querer fazer a sua vontade é sempre o melhor caminho e aquele pelo qual devemos optar.
Dar exemplos de fazer a vontade de Deus…
Deus é o ponto máximo da sabedoria:
DANIEL 2:20 “Deus é sábio e poderoso; louvado seja o seu nome para todo o sempre!”
I CORÍNTIOS 3:19 “Pois a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus. Assim diz a Sagrada Escritura: Ele apanha os sábios na sua própria astúcia.”
Assim faz todo o sentido quando Salomão, o homem considerado o mais sábio de todos os tempos, afirma: “O princípio da sabedoria é temer o Senhor.” É reconhecer Deus como sendo o único Deus e que só Nele podemos ter a salvação. Quem começa por isto torna-se sábio!
Depois a sabedoria é algo com uma relação muito estreita com a prática do dia-a-dia. Com a nossa vivência. E é aqui que entramos na continuação do estudo do livro de Tiago. Sabedoria é quando aplicamos o conhecimento que possuímos e o colocamos ao serviço das decisões do nosso dia-a-dia. Somos sábios quando tomamos as decisões temendo o Senhor.
Podemos ler estes 5 versos de Tiago e analisá-los diretamente para a nossa vida. Fazermos as perguntas a nós mesmos e avaliarmos como têm sido os nossos comportamentos:
Sábios ou estúpidos, burros, sem pensar…
Ler Tiago 3:13-18
“Há no vosso meio alguém que seja sábio e inteligente?
Então, que mostre com o seu bom procedimento obras de uma sabedoria vivida com modéstia.
Se tiverem sentimentos de grande ciúme ou inveja, em vossos corações, não sejam presunçosos, nem usem da mentira em prejuízo da verdade.
Essa não é a sabedoria que vem de Deus.
Pelo contrário, é terrena e mundana, vem do Demónio.
Onde existem ciúme e inveja, aparecem a desordem e toda a espécie de maldades.
Mas a sabedoria que vem de Deus é, antes de tudo, pura; pacífica, compreensiva, dócil, cheia de misericórdia e boas ações; não faz distinção de pessoas e não é fingida.
Aqueles que trabalham pela paz vão lançando a semente da paz, que lhes dará uma colheita de justiça.”
Se alguém considera que não tem sabedoria para no dia-a-dia pode sempre fazer o que está descrito em Tiago 1:5
CONCLUSÃO Ler Job 28:1-28
Busquemos a sabedoria temendo o Senhor.
Deixe uma Resposta