Dividir a leitura da passagem em duas partes:
1º – Mostrar os grandes feitos de Uzias – II Crónicas 26:1-15
Mas existe um “Mas…” que na vida deste homem fez toda a diferença.
2º – Mostrar onde Uzias falhou – II Crónicas 26:16-23
A Bíblia motiva-nos a viver uma vida de humildade
- Mateus 5:3
- Miqueias 6:8
- Tiago 4:6-10
Definição de humildade:
Humildade é a qualidade de quem age com simplicidade, uma característica das pessoas que sabem assumir as suas responsabilidades, sem arrogância, prepotência ou soberba.
Em teoria, a humildade é tida como uma qualidade bastante positiva e benéfica, onde ninguém é pior ou melhor do que os outros, estando todos no mesmo nível de dignidade, de cordialidade, respeito, simplicidade e honestidade.
A humildade é um sentimento de extrema importância, porque faz a pessoa reconhecer suas próprias limitações, com modéstia e ausência de orgulho.
Como desenvolver a humildade
Uma vez que a humildade é obviamente essencial à nossa vida com Deus, devemos estar preocupados em acrescentar esta qualidade às nossas vidas. Aqui estão umas poucas sugestões simples que nos podem ajudar:
- Devemos procurar o melhor nos outros, e buscar servir os outros como Jesus fez (Romanos 12:10; Efésios 4:2-3; Filipenses 2:3-4).
- Não devemos pensar que somos importantes (Lucas 17:10). Cada um deve usar sua capacidade, porém não devemos pensar que somos melhores do que outros (Romanos 12:3-8).
- Não devemos esperar que outros nos humilhem. A chave da obediência é nossa humildade voluntária (Tiago 4:10), não a humilhação forçada.
- Sempre que estivermos tentados a pensar que somos grandes e importantes, devemos parar para contemplar a grandeza e a majestade de Deus. Comparados com o Criador e Sustentador do Universo, somos débeis e insignificantes. O Salmo 8, especialmente nos versículos 3 e 4, nos faz descer ao nosso tamanho rapidamente!
“Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará” (Tiago 4:10).
Deixe uma Resposta