Relembrar Jonas 1
Focar Jonas 1:17 – e comparar com as palavras de Jesus em Mateus 12:38-41
Jonas ter saído do ventre do peixe foi quase como que uma ressurreição… uma segunda chance que Deus lhe estava a dar… e podemos ver isso no capítulo 3 quando no verso 1 e 2 está escrito:
“Veio a palavra do Senhor, segunda vez, a Jonas, dizendo: Dispõe-te, vai à grande cidade de Nínive e proclama contra ela a mensagem que eu te digo.”
Reparem no paralelo… profetas de antigamente somente para proclamar arrependimento ao povo de Israel, mas Jonas é escolhido para proclamar arrependimento a um povo pagão ou seja gentios. E isso acontece após a sua “Ressurreição” do ventre do peixe.
O nosso sumo profeta (Jesus) veio proclamar arrependimento entre os judeus, mas já tendo em vista o proclamar o arrependimento/salvação aos gentios, ministério esse que começou de uma forma mais efetiva após a Sua ressurreição.
Então a história de Jonas funciona quase que como uma profecia daquilo que ia acontecer com Jesus.
Há quem possa argumentar que o capítulo 2 de Jonas é uma história inventada, por causa dos contornos da mesma. Mas o facto de Jesus a ter mencionado e de ter mencionado esta história como um facto, se não fosse verdadeiro toda a argumentação de Jesus caía por terra.
Vamos ler então Jonas 2, que no fundo são as palavras de oração que Jonas tem no ventre do peixe.
LER Jonas 2
Esta oração é um Salmo de livramento. Existem exemplos de Salmos de livramento na Bíblia, como por exemplo os Salmos 18, 21, 30, 31, 34, 40, 66, 91, 103, 108, 116 e o 118.
E este Salmo apresenta-se como uma oração. É interessante de verificar que no capítulo 1 Jonas no meio da tempestade ele dorme, e nunca recorre à oração. Mas no capítulo 2 já recorre à oração. Ele passa de uma tempestade no meio do mar uma situação de vida ou morte, para uma situação bem mais complicada que é permanecer no ventre de um grande peixe. E aí já Jonas recorre à oração.
Que lição podemos tirar desta atitude de Jonas? Por vezes Deus coloca-nos em situações complicadas para que nós caiamos em nós e percebamos que temos de recorrer à oração. Temos de recorrer ao Deus todo-poderoso.
No verso 7 está patente de que foi preciso a alma de Jonas desfalecer para que este buscasse ao Senhor.
Jonas é chamado de o filho pródigo do velho testamento, porque ele experimenta o fruto do pecado e arrependido volta para Deus.
Deus está pronto para nos receber. Deus está pronto para novamente receber a nossa oração. Basta irmos até Ele, sem máscaras e com um genuíno querer. LER II Crónicas 7:11-22 somente o 14…
Alguns estudiosos acham que a segunda parte do verso 9 do capítulo 2 é a ideia central deste livro. A expressão: “Ao Senhor pertence a salvação!”
Ou seja o Senhor dá a salvação a quem quer. Ele é Soberano e é Ele que dá a vida e tira… Ele faz tudo como lhe apraz. Ele não tem de dar satisfações a ninguém, Ele a ninguém presta contas pois Ele é perfeito.
Mas sabem uma certeza que temos… Deus não rejeitará um coração arrependido!
Ler Salmo 51:17
Momento de arrependimento, renovação de votos para com o Senhor.
TAfonso
Deixe uma Resposta