Publicado por: absesimbra | 16 de Janeiro de 2017

Pregação 15 Janeiro 2017 Estudo de Habacuque – Introdução

Explicar a importância de se estudar a Bíblia de uma forma expositiva. Ficar a conhecer o contexto das coisas e estudar livros inteiros e não somente partes.

Num estudo de um livro inicia-se sempre pelo estudo do contexto histórico, data, autor, panorama do livro, e temas que este aborda.

Mas temos de ir mais atrás para perceber o contexto em que Habacuque foi escrito.

Se analisarmos o panorama completo desde a criação do mundo reparamos que…

Adão e Eva – Génesis 5 genealogia desde o início

As doze tribos teriam o nome de dez filhos de Jacó. Que tem o seu nome mudado para Israel (ver Genesis 32:26-27). As outras duas tribos restantes receberam os nomes dos filhos de Yossef (José), abençoados por Jacó como seus próprios filhos. Os nomes das tribos são: Rúben, Simeão, Levi, Judá, Zebulom, Issacar, Dã, Gade, Aser, Naftali, Benjamim, Manassés e Efraim.

Deram origem ao povo que foi cativo no Egipto e que depois saiu como povo liderado por Moisés. E aí dá-se o Êxodo, que acontece quando o povo caminha no deserto durante 40 anos caminhando para a terra prometida Canaã.

No deserto Deus dá-lhes a Lei (os 10 mandamentos) mas Levítico Deus dá algumas especificações da Lei, de forma ao povo receber e saber viver nessa sua função de dar a conhecer quem Deus é a todas as nações.

Em Números existe um recenseamento do povo. Ou seja são contados quantos existiam. E Em Deuteronómio é dado por Deus de acordo com o nome do livro a segunda lei, ou seja mais um conjunto de normas da forma como o povo se deveria comportar com o fim de agradar a Deus. Mas o povo falhou, e não é pela Lei que obtemos salvação mas sim pela Graça do nosso Senhor Jesus Cristo. Em Josué dá-se a entrada na terra prometida e Israel fixa-se territorialmente na zona do crescente fértil e aí permanece até aos dias de hoje.

Nos restantes livros vamos analisar Mateus 1 e a genealogia de Jesus e frisar a importância das genealogias.

Saúl – David – Salomão – Roboão (Dá-se a divisão do reino, são formadas duas partes, uma a norte constituída por 10 tribos e reinada por Jeroboão e a outra a Sul formada por 2 partes reinada pelo sucessor de Salomão Roboão, e é nesta linhagem que é continuada a genealogia que vai até Jesus descrita em Mateus 1.

Interessantes ver que é em Josafá que são constituídos os Juízes (os do livro da Bíblia.)

Alguns estudiosos afirmam que Habacuque viveu a sua infância no tempo do Rei Josias, ou seja um tempo de saúde espiritual do povo de Israel. Mas se analisarmos bem nem sempre foi assim… O profeta Habacuque foi chamado a profetizar num tempo em que os reis não agradavam ao Senhor, conforme podemos ver no texto de II Reis 21 a 25.

Ou seja a profecia de Habacuque dá-se prevendo o que ia acontecer nos reinados de Jeoaquim, Joaquim e Zedequias que é o último rei antes do exílio Babilónico.

Então o livro de Habacuque terá sido escrito mais ou menos por volta do ano 650 a 600 a.C. … não existem certezas. Habacuque que significa “Abraçado”. Habacuque é contemporâneo de Jeremias. Ou seja Jeremias também profetizou acerca das consequências que o povo de Israel iria sofrer por causa da sua rebelião para com Deus.

Após os erros sucessórios do povo e dos seus líderes Deus profetiza a repreensão e a disciplina. No que toca ao estudo de Habacuque para a semana vamos continuar e estudar a estrutura do livro e o seu conteúdo. Mas existe algo que temos de retirar desta introdução ao livro. Porquê Deus permite o exílio do seu povo? Porquê Deus permite que os caldeus ou os babilónicos reinassem sobre o Seu povo?

Falar do exemplo de Pai para filho – Repreensão/Disciplina

LER – Hebreus 12:4-13 é exatamente esta atitude que Deus tem para com o povo quando vem o exílio Babilónico.

Para a semana vamos falar da estrutura do livro, que é pequeno tem apenas 3 capítulos, mas é muito rico no que toca a ensino. Se tiverem tempo leiam em casa o livro de Habacuque.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: