LER João 15
PP – Estudo de Habacuque
Irmãos Deus fala connosco através das coisas simples da vida e foi assim esta semana. Explicar a experiencia da poda nas arvores da quintinha.
PP – Mostrar o power point da progressão de uma árvore desde a poda até ao fruto. Explicar com a ajuda do Alberto e do Mário.
Vamos então finalmente entrar no texto de Habacuque
LER Habacuque 1:1-11
1:1-4
- Habacuque fala com Deus acerca dos maus comportamentos que o povo de Judá estava a ter;
- Comportamentos fora da lei do Senhor – PECADO;
- Habacuque fala de violência; iniquidade; opressão; destruição; contendas; litígios;
- A Lei se afrouxa; a Justiça nunca se manifesta e é torcida; o perverso cerca o justo;
1:5-11
- Deus responde a Habacuque dizendo-lhe que está no controle da situação e de que vai levantar os caldeus (que significam babilónicos) para disciplinar o povo de Israel;
- Deus afirma que vai disciplinar o povo; A poda funciona como que uma disciplina para que o que está mal seja deitado fora e colocado de parte para que o que está bem possa dar fruto;
- Deus vai usar a ferramenta a tesoura de podar que se chama império Babilónico para podar o que está mal no povo de Israel.
Para a semana abordaremos a perplexidade de Habacuque face a resposta de Deus e a resposta de Deus face às perguntas de Habacuque…
Mas pegando na pregação da semana passada, e pegando nestes comportamentos que o povo de Judá tinha, que fez com que Deus o disciplinasse, queria fazer um paralelo com a pregação da semana passada.
Falei de criança ou adulto espiritual. E o povo de Judá estava ser uma autêntica criança espiritual. Será interessante analisar que mesmo apesar de existirem pessoas que cumpriam com aquilo que Deus pedia, mesmo essas pessoas retas, também sofreram o exílio (temos o exemplo de Daniel e dos seus amigos). Isso dá-nos o sentido de comunidade e de que aquilo que faço de mal não me afeta só a mim mas eu faço parte de um corpo e de maneira que se um membro faz algo errado todo o corpo sofre. Então meus amados irmãos não podemos ter o discurso de que o meu pecado só a mim me diz respeito porque o nosso pecado está a afetar o nosso irmão na igreja local.
Agora faço a pergunta. O povo de Judá estava tão desviado de Deus que a poda que Deus usou foi levar o povo para o cativeiro… e nós igreja de Sesimbra? Povo de Deus aqui nesta zona geográfica, que áreas da sua vida o pecado o está a impedir de crescer e deixar de ser criança para passar a ser adulto espiritualmente?
Será alguma área de Carácter? Temperamento e comportamento?
Será alguma ansiedade? Alguma preocupação excessiva?
Será na área da mordomia? No controle dos aspetos práticos da sua vida?
É uma avaliação que pode fazer individualmente.
Quem gosta de escrever pode fazê-lo neste papel, ou então nem sequer quer pensar nisso…
Seria bom também pedir opinião a alguém da sua confiança (que o ama realmente porque quem ama diz a verdade e não mentirinhas agradáveis) para essa pessoa ser usada por Deus em amor e lhe dizer qual acha ser as áreas fracas da sua vida.
Como falei o individual conta, mas o comunitário conta muito também.
Por isso torna-se tão importante analisar o que impede a nossa comunidade crescer e dar fruto.
Em conversa com um grupo de pessoas que já provou que ama esta igreja chegámos a uma conclusão que passo a partilhar:
PP – analisar o power point…
Ações pastorais e de uns aos outros:
- Disciplina dada por Deus
- Disciplina dada pelo pastor
- Disciplina dada pela comunidade
Sempre com vista a restauração do pecador… porque Deus não ama o pecado mas ama o pecador!
PP – Provérbios 28:13 – LER
Conversas difíceis… mas o crescimento dói. Mas o seu fim é a maturidade e o fruto pelo qual tanto ansiamos.
Para com o povo de Israel foi uma poda difícil e radical, mas também Deus foi bastante paciente com eles. E Deus tem demonstrado que é paciente… mas será que vamos continuar a brincar com Deus e a cometer os mesmos erros consecutivamente? Será que é necessário Deus mandar o império babilónico dos nossos tempos para disciplinar esta igreja que é seu povo querido e amado?
Deixe uma Resposta