Ler Êxodo 25:1-9
Num dos meus devocionais Deus tocou-me nesta passagem. Uma passagem que aparentemente nada tem de relevante para nós cristãos que vivemos no século XXI. O que é que uma passagem Bíblica com tantos anos e a explicar a forma como deveria ser organizado e construído o Tabernáculo pode ter a dizer para mim?
Se analisarmos o tipo de material com que é construído o Tabernáculo verificamos que nele são usados os materiais mais finos e valiosos da época.
Materiais tais como ouro, prata, bronze, estofo azul, e púrpura, e carmesim, e linho fino, e pelos de cabra, e de peles de carneiro tintas de vermelho, e peles finas, e madeira de acácia, e azeite para a luz, especiarias para o óleo de unção e para o incenso aromático, pedras de ónix e pedras de engaste, para a estola sacerdotal e para o peitoral.
Se analisarmos o restante capítulo 25 vemos o tipo de material que era para construir os utensílios sagrados que iriam estar no tabernáculo para a prática sacerdotal e religiosa. Materiais tais como ouro puro madeira de acácia faziam parte dos mais desejados no mundo conhecido.
Mostrar o Power point com foto do Tabernáculo.
O Tabernáculo era morada de Deus o meio do povo de Israel quando este ainda não estava fixado na terra prometida, era assim que estava organizado o povo (mostrar foto power point).
Depois de o povo se fixar na terra prometida por Deus é construído o templo.
O relato em I Reis 6 é descrita a construção do Templo, e materiais tais como ouro puro e fino e madeira virgem, entre outros são usados na construção do Templo.
Que irai simbolizar a morada de Deus no meio do povo.
Esta era a realidade antes de Jesus vir à terra.
E agora que Jesus veio?
I Coríntios 3:10-17
I Coríntios 3:16 e I Coríntios 6:19 – Nós somos templo do Espírito Santo.
Aplicação
Compreendemos nós que os materiais para construírem a morada de Deus na terra eram os mais desejados no mundo?
E nós agora que somos tabernáculo ou templo de Deus na terra, como temos lidado com esse templo?
Não se trata de nos adornarmos com ouro, prata ou outros materiais terrenos, mas Deus dá mais importância à atitude do nosso coração.
LER Gálatas 5:16-26 – Conclusão
Sejamos dignos templos do Deus vivo.
Para a semana vamos estudar estratégias para ultrapassarmos o pecado!
Deixe uma Resposta