Na vida cristã sabemos que estamos em guerra. Vários textos da Bíblia nos avisam disso. Normalmente estudaríamos Efésios 6 que é o texto de eleição quando estudamos a batalha espiritual, mas existem outros.
Comecemos por um raciocínio:
Quando somos crianças temos tendência para fazer o mal, por este ser mais atrativo, mas precisamos de encontrar estratégias para evitar o que nos faz mal a nós e aos outros. Com isso contamos com a nossa própria experiência de vida mas também com os conselhos dos mais velhos, como os nossos pais ou avós.
Provérbios 1:8-19
Parte do nosso crescimento espiritual, (e lembrem-se de que eu tenho batido nesta tecla, temos de crescer para podermos educar outros, crescimento de igreja) passa resistirmos ao pecado, buscarmos uma vida santa.
Na verdade sabemos que temos pecado e lutamos contra isso, já o Apostolo Paulo dizia em Romanos 7:7-25 o que ele queria fazer isso não fazia mas o que não queria fazer isso fazia. Existe então um dilema, uma guerra dentro de nós.
O que está patente nos seguintes versos bíblicos – Efésios 6:11-13; II Coríntios 10:3-5
Os nossos inimigos estão identificados:
- O Diabo – I Pedro 5:8; II Coríntios 11:14
- Velha natureza – I Pedro 2:11-12
A forma de vencer os nossos inimigos também está identificada – I João 5:4-5; Tiago 4:7 sabemos que é Deus quem vence em nós.
Como nós devemos viver – Romanos 13:12-14
Vamos estudar o exemplo de José – Génesis 39 O que José fez diante da tentação? José fugiu…
Aplicação
Nutrir um relacionamento com Deus vai dar-me forças e condições para eu não pecar nem o nosso adversário nos atacar. Devo ser inteligente e não me colocar em situações que eu sei que estou sujeito à tentação. Dar exemplos…
Conclusão – I Coríntios 10:12-13 – Deus avisa e dá o escape… Por isso não há razões para errar! Quer crescer espiritualmente e com isso prover crescimento para a igreja local? Então declare Guerra ao pecado que está no Diabo mas também na nossa velha natureza.
Deixe uma Resposta