Tudo na vida é um processo. Umas coisas levam mais tempo outras acontecem mais rapidamente. Mas não deixam de ter um início, um meio e um fim.
Hoje Deus colocou no meu coração falar-vos de “A vida cristã é um processo”.
Gostaria antes de iniciar de ler uma passagem do Apóstolo Paulo que fala de uma corrida – LER I Coríntios 9:24-27
Então usando esta ilustração da corrida convidei o Josué Campos da igreja da Sobreda, para nos explicar o que implica participar numa maratona.
Participar numa maratona… preparação, prova e pós-prova.
Usando o texto de I Coríntios 10:12 podemos também alertar para que na vida cristã quem pensa que está bem ou que já não tem de lutar e crescer tem de ter cuidado porque a qualquer momento pode cair.
Por isso temos de estar sempre alertas.
Nesse sentido gostaria de estudar convosco as palavras de Paulo aos Filipenses 3:12-4:1
“Bem sei que não sou perfeito, que não cheguei ainda a essa meta. Mas prossigo na minha carreira, fazendo tudo o que é preciso até chegar a esse dia, pois que foi para isso mesmo que Cristo me cativou.
Repito, irmãos, eu não penso que tenha atingido esse alvo, mas uma só coisa me interessa, e é que, esquecendo as dificuldades do passado, avanço para o fim que está proposto diante de mim
Prossigo assim para o alvo, tendo em vista a recompensa a receber no céu, por Cristo Jesus.
Todos nós que já somos adultos na fé vamos concordar nestas coisas. E se num ponto ou noutro a vossa opinião for diferente, seja como for, Deus vos manifestará a sua vontade.
Mas, em relação às convicções que nos são comuns, avancemos juntos.
Peço-vos também, irmãos, que sejam meus imitadores, e aprendam daqueles que conduzem as suas vidas de acordo com a nossa.
Porque já vos disse e agora repito-o com lágrimas nos olhos: há muitos que se conduzem como inimigos da cruz de Cristo.
O futuro deles é a perdição eterna. Têm por deus os seus próprios apetites. Têm orgulho naquilo de que deveriam até envergonhar-se. Todos os seus pensamentos giram à volta do que é terreno.
Mas quanto a nós, a nossa pátria está no céu, donde esperamos que há-de voltar o nosso Salvador, o Senhor Jesus Cristo, o qual, nessa altura, transformará os nossos fracos corpos mortais, para os tornar semelhantes ao seu próprio corpo glorioso. Ele tem o poder necessário para isso, devido à sua capacidade de sujeitar a si mesmo todas as coisas.
Portanto, meus queridos irmãos em Cristo e meus amigos, vocês que são a minha alegria, vocês que são como uma recompensa do meu trabalho, peço-vos que se mantenham firmes no Senhor.
Estas palavras de Paulo têm de nos fazer refletir sobre como está a nossa vida cristã.
- Sabemos que existe uma META – Ser mais como Jesus Cristo, ao ponto de podermos dizer aos outros “Imitem-me porque eu imito Cristo”
- Lutar a cada dia para alcançar essa meta;
- Vão haver dificuldades, mas também vão haver recompensas. Nem que seja lá no céu, quando conhecermos Deus face a face;
- Ter a consciência de que existem falsos mestres, denominados “Inimigos da cruz”, que se preocupam com coisas terrenas e não do Reino dos Céus;
- Nós não devemos ser assim… devemos agir em conformidade com a nossa pátria que está no céu;
- Mantenham-se firmes no Senhor…
Como está a minha vida cristã? Estagnada? Se desde o ano passado para cá não encontro áreas da minha vida onde cresci, onde melhorei, onde progredi… então o que se passa comigo?
Mais um ano letivo está a começar, e como está a nossa vida espiritual?
Prosseguindo com esta ideia para a semana vou falar em 4 áreas da nossa vida espiritual que precisam de progressão:
- Evangelização
- Discipulado
- Missões
- Serviço na igreja
Nesta maratona está a desistir ou está caminhado rumo à vitória em Cristo Jesus?
Deixe uma Resposta