Publicado por: absesimbra | 7 de Janeiro de 2018

Pregação 07 Janeiro 2018 Dia dos Reis

Este fim-de-semana festejou-se o dia dos Reis, uma celebração que se tornou tradição tendo por base o episódio Bíblico da visita dos reis do oriente que vieram visitar Jesus.

Vamos ler esse episódio na Bíblia: Mateus 2:1-12

Os reis magos são personagens citados somente por Mateus, que visitam o menino Jesus, trazendo para ele, presentes: ouro, incenso e mirra. Mateus não diz quem são e nem o número, mas a tradição retém que eram 3 e deu a eles os nomes de Belchior, Baltasar e Gaspar. Esses nomes aparecem no Evangelho Apócrifo Arménio da Infância de Jesus, do fim do século VI, no capítulo 5:10. O texto diz:

“Um anjo do Senhor foi depressa ao país dos persas para avisar os reis magos e ordenar-lhes de ir e adorar o menino que acabara de nascer. Estes, depois de terem caminhado durante nove meses, tendo por guia a estrela, chegaram exatamente quando Maria tinha dado à luz. Precisa-se saber que, naquele tempo, o reino persiano dominava todos os reis do Oriente, por causa do seu poder e das suas vitórias. Os reis magos eram 3 irmãos: Belchior, que reinava sobre os persas; Baltasar, que era rei dos indianos, e Gaspar, que dominava no país dos árabes.”

Os três reis são chamados de “Magos” não porque fossem experts na magia, mas porque tinham um grande conhecimento de astronomia. De fato, entres os persas, era comum chamar-se de “Mago” àqueles a quem os judeus chamavam “escribas”, os gregos “filósofos” e os latinos “sábios”.

De acordo com a narração de Mateus, os magos, quando chegaram em Jerusalém, primeiro de tudo, visitaram Herodes, o rei romano da Judeia, e perguntaram quem era o rei que tinha nascido, pois tinham visto aparecer a “sua estrela”. Herodes, claramente não conhecia a profecia do Antigo Testamento (Miqueias 5:1) e perguntou aos seus sábios sobre o lugar onde deveria nascer o Messias. Tendo sabido que o lugar era Belém, mandou-lhes àquela cidade, pedindo-lhes que referissem a ele o lugar exato onde encontrar o menino, para que “também ele pudesse adorá-lo”. Guiados pela estrela, os magos chegaram a Belém, que fica a cerca de 10 quilômetros de Jerusalém. Chegados diante do Menino, ofereceram-lhe, como presente, ouro, incenso e mirra. Tendo sido avisados, em sonho, para não dizer nada a Herodes, voltaram para suas terras por uma outra estrada. Tendo descoberto o engano, o rei Herodes mandou matar todas as crianças de Belém que tivessem menos de 2 anos.

A tradição de se festejar este dia saiu reforçada quando a igreja e o estado Monárquico criaram alianças reforçando a influência e o poder de cada uma das instituições. Tradição essa que ainda é muito forte em países que são uma monarquia como por exemplo Espanha.

Explicada que está a história dos reis magos, gostaria de colocar o foco correto desta pregação. Não se trata de um estudo apenas de cultura geral para sabermos quem eram os reis magos, mas sim dirigir as nossas atenções para o Rei dos Judeus. O Verdadeiro REI.

JESUS

Os Judeus esperavam um Rei, mas para os livrar do poder político instituído que era opressor naquele tempo seria o Império Romano. Mas o Messias viria para ser Rei no coração de cada Homem, para trazer governo sobre a vida de cada ser Humano e assim providenciar-lhes Salvação.

Efetivamente Jesus teria legitimidade para ser Rei no termo político da palavra. Mateus 1 demostra que Jesus filho de José e Maria seria um descendente do Rei David, o rei mais emblemático da nação Judaica. Mas Jesus veio da linhagem dos Céus, Ele foi gerado pelo Espírito Santo. Assim, a Bíblia Jesus apresenta-nos Jesus como sendo o verdadeiro Rei.

Vamos abrir as nossas Bíblias Apocalipse 19:11-16

Focar o versículo 16 – “E no seu manto, no lugar em que cobre a coxa, estava escrito este título: “Reis dos Reis, Senhores dos Senhores.”

Temos descrito em Daniel 4:37 o produto na vida de um rei da terra muito poderoso, no tempo do império da Babilónia – Nabucodonosor.

E ele chega a esta conclusão.

Qual é a conclusão a que chega? Jesus é Rei na sua vida? Ele é quem manda?

(Período de reflexão acerca do Senhorio de Cristo na nossa vida, podendo explorar o tema “Escolhas” da pregação da semana anterior)

Neste dia em que se celebra o dia dos Reis, faça de Jesus Cristo o REI da sua vida.

 


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: