Explicar o conceito de “Catecismo” – que significa doutrinar, ensinar os membros da igreja. Prepará-los para a defesa da sua fé.
Abordar o livro mostrando-o. Explicar a ideia que surgiu de o estudar.
Explicar como o livro se divide:
- 3 partes:
- Deus; Criação; Queda; Lei
- Cristo; Redenção; Graça
- Espírito; Restauração; Crescimento em Graça
- O livro descreve desde o início a forma como estão organizadas as coisas, mostrando a ordem cronológica da vida do mundo (criação) e a vida de um ser humano convencido por Deus a segui-Lo.
- Mostra também o papel e a função de cada pessoa da Trindade.
- O livro está organizado em perguntas e respostas para que possamos estar preparados para as perguntas que nos levem a explicar a razão de ser da nossa fé, ou seja para termos boas bases e bons argumentos para explicar a razão de ser da nossa esperança.
Esperança essa que para alguns de nós já foi alcançada há muitos anos atrás, mas para alguns de nós, e algumas pessoas que conhecemos foi alcançada há bem pouco tempo.
Avançando para o livro a primeira pergunta é
“Qual a nossa única esperança na vida e na morte?”
A resposta é:
“Que não somos de nós mesmos, mas pertencemos, de corpo e alma, na vida e na morte, a Deus e a nosso Salvador, Jesus Cristo.”
Vamos abrir as nossas Bíblias em Romanos 14:7-8
“Nenhum de nós vive para si mesmo nem morre para si mesmo. Se vivemos, é para o Senhor que vivemos; e se morremos, é para o Senhor que morremos: pois tanto na vida como na morte pertencemos ao Senhor.”
Esta pergunta e resposta deste catecismo, fala de Senhorio de Cristo nas nossas vidas. O quão importante é viver no dia-a-dia afirmando e praticando que Jesus Cristo é o Senhor das nossas vidas.
É a ideia de Paulo reforçada em Gálatas 2:20
“Por isso, já não sou eu que vivo; é Cristo que vive em mim. E a minha vida presente vivo-a por meio da fé no Filho de Deus que me amou e deu a sua vida por mim.”
E a equação é bem simples de se dizer: Se Jesus é o teu Senhor então Ele manda na tua vida. Ele é o teu Senhor? Se sim então Ele ordena e tu cumpres.
Disse que era fácil de dizer, mas é tão difícil de se viver.
Faz parte de nós querermos viver a vida à nossa maneira. Somos senhores de nós mesmos. Aliás a definição de liberdade que o mundo nos apresenta é “Fazeres o que quiseres!” Mas não compreendemos que a verdadeira definição de liberdade é poder ter livre acesso a um relacionamento com o nosso Deus criador.
Assim como não somos de nós mesmos, mas pertencemos a Cristo, não devemos permitir que a nossa razão ou as nossas vontades influenciem os nossos planos e realizações. Não devemos colocar isso como alvo para buscar o que nos é mais conveniente.
Por outro lado, se pertencemos a Deus, devemos viver e morrer por Deus. Somo de Deus, portanto que a Sua vontade e sabedoria governem todas as nossas ações. O domínio da nossa vida deve estar entregue a Deus.
Esta é a essência daquilo que é a vida cristã: “O Desejo que Deus nos domine por completo para que o possamos agradar com todas as nossas ações e pensamentos.”
O principio básico da vida cristã é que não vivemos para agradar a nós mesmos. Não podemos viver como se nos pertencêssemos a nós próprios. Isso significa, e passo agora para a aplicação do estudo:
- Que não determinamos para nós o que é certo ou o que é errado. Entregamos o direito de determinar isso e dependemos totalmente da Palavra de Deus.
- Significa também que não temos nenhuma parte da nossa vida que seja imune à entrega de si mesmo. Devemos nos entregar inteiramente a Deus. Significa isso que confiamos em Deus tanto nas alegrias como nas provações, nos tempos bons ou ruins, na vida, mas também na morte.
No fundo é tornar bem presente a frase que diz:
“Como é possível lidar com alguém que se entregou totalmente a você sem se entregar totalmente a Ele?”
Jesus entregou-se totalmente por nós. Agora nós também devemos nos entregar totalmente a Ele.
Vamos tentar memorizar o verso chave para esta semana:
“Nenhum de nós vive para si mesmo nem morre para si mesmo. Se vivemos, é para o Senhor que vivemos; e se morremos, é para o Senhor que morremos: pois tanto na vida como na morte pertencemos ao Senhor.” Romanos 14:7-8
Para a semana vamos abordar a pergunta: “Quem é Deus?”
Deixe uma Resposta