Publicado por: absesimbra | 30 de Outubro de 2018

Pregação Introdução Efésios capítulos 1, 2 e 3 “Ser igreja” Efésios 4:1-6

Relembrar um pouco do que já foi falado anteriormente:

Como chegámos até aqui? Desde o povo de Israel até aos gentios.

Entender que a igreja vem de Deus e existem objetivos específicos da parte de Deus para a igreja;

Quem faz parte da igreja, é uma geração escolhida, sacerdócio real, nação santa, povo que pertence a Deus para quê?

Para proclamar as admiráveis obras de Deus.

Ter conhecimento da nossa nova identidade e a responsabilidade que isso traz. Somos igreja, fazemos parte de um corpo e temos com isso uma carga de muita responsabilidade. Temos de ter em atenção se as nossas ações não estão a prejudicar aquilo que é a nossa nova identidade.

Sendo assim concluindo verificamos que todas as ilustrações referentes à Igreja na Bíblia apontam para uma pessoa – JESUS CRISTO.

A Igreja tem como objetivo viver em função de CRISTO. Faz parte da igreja, então Jesus Cristo tem de ter o protagonismo na sua vida.

Nas próximas pregações vamos estudar algumas passagens bíblicas do livro de Efésios, que é uma carta escrita pelo Apóstolo Paulo à igreja que se encontrava na cidade grega de Éfeso, de onde podemos retirar muitos ensinamentos sobre o tema que estamos a estudar que é o “Ser igreja”.

Nos primeiros 3 capítulos Paulo fala daquilo que já estivemos a falar nestes últimos domingos. Ele fala sobre o nosso novo relacionamento com Cristo, a responsabilidade que temos nesse sentido, ele fala que por exemplo Efésios 1:6, 12, 14, de que tudo o que fazemos deve ser para a Glória de Deus. Esta é uma das passagens que usamos para reforçar a ideia de que Deus é Trindade muito bem figurado no filme que vimos e que estamos a estudar nas sextas-feiras, onde no verso 3 temos o dar glória a Deus Pai, completado no verso 6, depois no verso 6 fala do Amado que se está a referir a Jesus Cristo onde no verso 12 temos mais uma vez a motivação de dar glória a Jesus, e no verso 13 e 14 está a mesma ideia de dar glória, mas agora focando o Espírito Santo. Assim concluímos que o dar glória a Deus pode ma infestar-se em qualquer pessoa da Trindade. Porque Deus é três, mas é uma unidade. Mas isso fica para outras pregações. Aquilo que estamos a ver especificamente aqui é que a igreja existe para dar glória a Deus.

No capítulo 2 Paulo fala da salvação que nos tirou das trevas para a luz, e com isso obtivemos uma nova identidade em Cristo Jesus. Paulo fala de que fazemos agora que temos uma nova identidade, fazemos parte de um corpo e que isso nos trás responsabilidades.

No final do capítulo 3, Paulo falando novamente desse corpo, que foi uma das ilustrações que vimos para igreja, somos membros uns dos outros, lendo a partir do verso 8 do capitulo 3 Paulo afirma (LER)…

Qual um dos propósitos da igreja? Dar a conhecer a sabedoria de Deus.

Os outros quando olhem para a igreja vejam o quanto Deus é sábio. No findo dar glória a Deus.

Continuar a ler versos 14 até 21 – focando o amor e novamente o dar glória a Deus.

Assim entramos na passagem que quero estudar hoje convosco:

Vamos ler Efésios 4:1-6

Andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados.

Importa perceber que vocação é esta? Ser igreja. Ser igreja é muito mais do que simplesmente estar no culto ao domingo de manhã. É ser família, é estar presente, é ser um braço de Deus na sociedade, é ser luz no meio das trevas, é ser instrumento de Deus para resgatar os perdidos.

Isto é a vocação daqueles que conhecem Deus.

O que significa vocação?

É uma inclinação, uma tendência ou habilidade que leva o indivíduo a exercer uma determinada carreira ou profissão.

Vocação é uma competência que estimula as pessoas para a prática de atividades que estão associadas aos seus desejos de seguir determinado caminho.

Quais deverão ser os nossos desejos agora que seguimos Cristo? Será que são? Já avaliou os seus desejos? O que mais deseja para si e para os seus?

O que significa viver de um modo digno desta nossa vocação?

Se os nossos comportamentos dignificam o avanço do Reino de Deus.

Depois Paulo cita como devemos fazer isso, como devemos viver desse modo digno:

LER versos 2 e 4. Tudo características fruto da ação do ES em nós.

Humildade, Mansidão, longanimidade, amor. Vamos lá ler em Gálatas 5:16-26

10 versículos excelentes sobre os comportamentos dignos de andar na vocação de ser igreja.

Mas interessante ver que nos versos antes em Gálatas 5:13-15 a igreja de Galácia vivia de uma forma muito pouco digna da sua vocação, (LER)

Paulo está a falar para uma igreja, mas como pode ser? Uma igreja a comportar-se desta forma? Pois é, por isso somos chamados atenção pelo texto bíblico de andarmos em novidade de vida e dando lugar aos frutos do Espírito Santo em nós. Produto de relacionamento com Deus.

Versos 4-6 – Paulo aqui cita novamente a Trindade, mas deixa bem claro que Deus é somente um único Deus e Verdadeiro, e com isso um único corpo, uma só fé, um único batismo.

A forma como estão organizadas as igrejas evangélicas não facilitam este entendimento, mas cabe-nos a nós de contrariar esta ideia de que cada um tem a sua “hortinha”. Reino de Deus é multicultural e tem muitos estilos. Se a nossa igreja pode ajudar outros irmãos deverá ajudar, se outros irmãos querem ajudar a nossa igreja devemos estar abertos a ouvir e a ter a humildade de aprender pelas experiências dos outros.

Estamos a dignificar o evangelho? Os nossos relacionamentos entre nós estão a dignificar o evangelho? Os nossos relacionamentos entre irmãos de outras igrejas estão a dignificar o evangelho? E os nossos relacionamentos com pessoas que ainda não encontraram a fé em Jesus como são?

Temos de dar lugar ao ES, Ele tem de trabalhar em nós e nos modificar. Trazer NOVIDADE de vida.

Para a semana vamos estudar a passagem de Efésios 4:7-16 se quiserem ler em casa para melhor se prepararem acho muito boa ideia.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: