Publicado por: absesimbra | 4 de Dezembro de 2018

Pregação Efésios 4:17-32

Continuamos a estudar a carta aos Efésios, e até aqui vimos que Paulo tem um registo muito prático no conteúdo da sua carta. Ele foca muitas vezes os comportamentos dignos daquele que faz parte da igreja de Cristo. No fundo ser igreja e o que isso implica. Já vimos a questão teológica, já vimos de quem vem a autoridade no contexto de igreja local, a forma como a igreja está organizada, com liderança e com propósitos bem definidos.

Na próxima parte que vamos estudar desta carta Efésios 4:17-32 o Apóstolo Paulo continua com o registo prático da forma como os chamados das trevas para a luz se devem comportar. Não se trata de um comportamento apenas exterior em que vivemos para os outros verem, mas sim algo que sai de dentro para fora, comportamentos que tornam regulares em nós porque somos habitados pelo ES e fomos resgatados para a luz. E para se ser habitado pelo ES é preciso o quê? Romanos 10:9-10 (LER)

Já alguma vez na sua história de vida tomou esta decisão?

Não? Então faça-o hoje mesmo.

Sim, mas estou afastado. Não importa, Deus é um Deus de recomeços e quer recomeçar consigo uma transformação de vida.

Porque tem de existir uma diferença grande entre os que são de Deus e aqueles que não são.

Vamos ler Efésios 4:17-32

“Por isso quero avisar-vos, em nome do Senhor, que não andem mais como os que não conhecem Deus, que vivem num mundo de ilusões.
Os seus entendimentos estão obscurecidos; a sua ignorância das coisas espirituais e a sua insensibilidade à voz divina os afastou da vida de Deus.
Tendo feito calar a voz das suas consciências, entregaram-se a tudo o que é imoralidade, procurando, com avidez, satisfazer os seus desejos corruptos.

Procurar satisfazer os desejos de Deus vs procurar satisfazer os nossos desejos – O caminho é transformar os desejos de Deus nos nossos desejos.
Mas esse não é o caminho que Cristo vos ensinou! Se prestaram ouvidos à sua voz, sabem bem como em Jesus está a verdade, e nela vocês foram instruídos.
Vocês foram ensinados, quanto à forma de vida que levavam anteriormente, que se devem desfazer dessa velha natureza que vai apodrecendo na sua própria imoralidade, nas suas ilusões.
E que o vosso entendimento se renove nas atitudes a tomar na vida.
Instrução, ensino e entendimento que redunda em atitudes…

Que atitudes?

Devem revestir-se do novo homem que é criado por Deus e que se manifesta na verdadeira justiça e na santidade.
Áreas da vida bem práticas…

Deixem a mentira e falem verdade uns com os outros, porque somos membros de um só corpo.

Quem é o pai da mentira? – João 8:44

Quem é o pai da verdade? – João 14:6 e João 15:26
Não pequem, deixando que a ira vos domine. Antes que o dia acabe, façam com que a vossa irritação tenha fim.
Em nenhum caso deem ocasião a que o Diabo encontre meio de vos fazer cair.
Aquele que roubava ou explorava fraudulentamente, que pare com isso de uma vez. Que antes trabalhe, e que ganhe a sua vida pelos seus próprios meios, honestamente, de forma até a poder ajudar outros menos favorecidos. (Vertente social)
Não saia da vossa boca nenhuma palavra suja; que tudo o que for dito por vocês sirva de ajuda para o bem e encorajamento daqueles que vos ouvem.
Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, o qual vos marcou com um selo, como garantia da vossa libertação.
Façam desaparecer do vosso meio todo o mau humor, assim como a cólera, o ódio, as discussões, tal como as injúrias e as revoltas rancorosas.

Lembram-se das obras da carne citadas em Gálatas 5? Paulo volta aqui a focar algumas delas, atitudes que são chave no “Ser igreja”!

Temos uma alternativa aos maus comportamentos:
Em vez disso sejam uns para com os outros amáveis e compreensivos, perdoando-se mutuamente, tal como Cristo também vos perdoou.”

Lembram-se qual era o propósito? Efésios 4.13

Para que esta nova vida cresça em si, permaneça em si, é preciso tomar a decisão de aceitar Cristo já… a partir de hoje. E quando o faz de uma forma sincera Deus ouve e toma em muita consideração o voto que está a fazer… seja o voto de o aceitar pela primeira vez, seja o voto de se encontrar adormecido na sua fé e querer voltar a estar atento ao que Deus lhe diz, a estar envolvido na igreja local, a crescer rumo aos objetivos que estão descritos em Efésios.

Apelo… Oração… acompanhamento.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: