Publicado por: absesimbra | 8 de Janeiro de 2019

Pregação “Esperança para o novo ano” 06Jan19

Mais um ano se passou e por vezes as mudanças de ciclos trazem receios em relação ao futuro. Como irá ser este novo ano? Que desafios trará? De certa forma isso traz-nos ansiedade.  É correto dizer que Deus entende a ansiedade, quando lemos na Bíblia que ela abate o coração (Provérbios 12:25).

“A preocupação deprime o coração do homem, (…)”

 

Ao enfrentar a ansiedade, sentimo-nos abatidos. Tudo parece pesado, opressivo, incompreensível e incontrolável. Essa é uma descrição precisa de como é viver sem um relacionamento com Deus. Nós não somos todo-poderosos. Não somos omniscientes. Sem Deus, a nossa vida é assustadora e fora de controle, pois vivemos num mundo no qual coisas más podem acontecer — e efetivamente acontecem.

Felizmente, Deus projetou a cura perfeita para a ansiedade.  O texto de Provérbios 12:25 tem uma segunda parte que compõe essa cura:

“(…) mas uma boa palavra dá-lhe alegria.”

Que boa palavra e esta? Palavra de Esperança. O que significa Esperança: Esperança é o substantivo feminino que indica o ato de esperar alguma coisa, pode ser também um sinônimo de confiança. Ter esperança é acreditar que alguma coisa muito desejada vai acontecer.

E nós temos em Cristo a verdadeira Esperança, temos um lugar seguro para onde devemos trazer os nossos medos e preocupações. Cristo pagou pelos pecados que nos separavam de Deus e tornou possível aquilo que está descrito em Hebreus 4:16.

“Aproximemo-nos, pois, com toda a confiança, do trono da graça e assim conseguiremos alcançar misericórdia e graça e encontrar ajuda no momento próprio.”

No tempo próprio Deus nos ajudará. Quando confia em Jesus para receber perdão, torna-se um filho muito amado de Deus (Efésios 5:1).

“Sigam, portanto, o exemplo de Deus, uma vez que são seus filhos queridos.”

Agora, todas as promessas na Bíblia sobre como Deus cuida dos seus filhos são promessas para si. O mundo ainda pode ser um lugar assustador, mas, quando reconhecemos Deus como nosso Pai celestial e Jesus como nosso Salvador, podemos ter a certeza de que, custe o que custar, seremos capazes de ir a Deus para obter consolo, ajuda e proteção, e Ele jamais nos abandonará.

Com frequência, quando o medo se transforma em ansiedade, chegamos à falsa conclusão de que Deus, ou não é bom o suficiente, ou então não é poderoso o bastante para impedir que algo que nos vai magoar aconteça. Em muitas situações, quando estamos ansiosos, é porque decidimos confiar mais em nós mesmos do que confiar somente em Deus. Por fim, esses pensamentos idealizam Deus como alguém que está dissociado da nossa realidade e não trabalha para o nosso bem. Mas conhecer Jesus como Salvador liga-nos a Deus no meio dos nossos medos. A cruz de Cristo prova que Deus é todo-amoroso. Ele deu a vida por nós. A ressurreição mostra que Deus é Todo-poderoso — Ele derrotou a morte. Assim quando nos sentirmos ansiosos e com medo, em vez de tentarmos lutar contra os pensamentos temerosos sozinhos, voltemo-nos para Jesus. Aí descobrirá que Ele é completamente confiável.

O apóstolo Pedro disse aos cristãos que estavam a enfrentar sofrimento para lançar sobre Deus toda a ansiedade, porque Deus estava a cuidar deles (1Pedro 5:7).

“Confiem-lhe todos os vossos problemas, porque ele se preocupa convosco.”

Se procurarmos por toda a Bíblia, Deus dá-nos ilustrações para descrever como Ele cuida daqueles que Lhe pertencem. De acordo com o Salmo 91 (LER) Deus é o nosso refúgio e fortaleza, salvando-nos dos nossos inimigos, abrigando-nos debaixo das suas asas e nos ajudando a não temer, já que ele está connosco quando clamamos por Ele.

Hebreus 7:25 diz que Deus é capaz de salvar aqueles que se chegam a Ele.

“É por isso que ele pode salvar definitivamente todos quantos se aproximam de Deus por meio dele. É que ele está sempre vivo para interceder a favor deles.”

Em Isaías 40:11, aprendemos que Deus cuida de nós como um pastor amoroso, recolhendo-nos nos Seus braços, levando-nos junto ao peito e guiando-nos mansamente.

“Ele é como um pastor que apascenta o seu rebanho e o reúne com o cajado na mão. Leva os cordeiros ao colo e cuida das ovelhas que têm crias.”

 

Mesmo no vale da sombra da morte, não temeremos mal nenhum, porque Deus está connosco conforme testemunhou David no Salmo 23. (LER). Deus realmente se importa com os seus filhos!

Parece que por vezes, não somente tememos que Deus não cuide de nós ou não tenha interesse no melhor para nós, como também temos medo de que Ele não seja grande e poderoso o bastante para intervir. Isaías 40:25-31 (LER) usa uma bela linguagem para nos ajudar a entender quão maior do que nós é Deus, descrevendo-o como aquele que tem o mundo em suas mãos, chamando as estrelas pelo nome e dando força ao fraco. Na próxima vez que estiver amedrontado e preocupado, vá lá fora e olhe para as estrelas. Lembre-se de que o Deus que criou as estrelas e sabe o nome delas cuida de você.

A maior cura para a ansiedade é aprender a confiar nesse Deus, que é bom o bastante para se importar com o seu medo mais complexo, e também grande o bastante para libertá-lo de qualquer mal que possa vir a magoá-lo. Isso não significa que nunca acontecerão coisas más connosco. No entanto, em Jesus Cristo, Deus cuidou do nosso maior e mais real perigo: a separação Dele (Romanos 6:23), e Ele também redimiu o nosso sofrimento. Mesmo quando lutamos com medo e ansiedade, lembremo-nos de que Deus está connosco.

A próxima vez que estiver com muito medo, em vez de tentar entender tudo ou tentar lidar com seus medos por conta própria, volte-se para o Deus que se importa consigo e peça a ajuda Dele. Finalizar com o texto de Romanos 15:13 que estes possam ser os nossos votos para 2019.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: