Na pregação de há 15 dias falámos de “Mordomia” e da responsabilidade que nós temos na gestão dos recursos que Deus nos dá.
A semana passada o Benoit expos a passagem que nos ensina que as nossas ações são comparadas a materiais que vão ser usados na nossa construção e que depois vão ser provados pelo fogo. Vimos que o serviço tem de ser algo que envolve esforço. Isto porque foi usado também o exemplo da Viúva que deu menos do que os ricos, mas deu mais, porque deu tudo o que tinha. E se analisarmos o contexto e da forma como a proteção social existia para com a viúvas verificamos que aquela mulher deu mesmo num grande esforço.
No reino de Deus é dos poucos locais onde o menos é mais e o mais pode ser menos. Porque relaciona-se diretamente com o esforço de cada um, e cada um saberá avaliar o seu próprio esforço naquilo que está a dar e não necessariamente na quantidade do que dá.
Hoje vamos falar de serviço no contexto da igreja local.
Conseguimos perceber que a igreja local é uma instituição organizada no sentido em que existe liderança instituída.
Liderança da igreja local – Exemplo da igreja primitiva – Atos 2:42 – Apóstolos – aqueles que lideraram a igreja no inicio porque foram comissionados por Cristo para espalhar a palavra.
Este exemplo da igreja primitiva torna-se Padrão para a igreja local – Efésios 4:11-16 – Aqui são apresentados mais líderes, que de uma forma direta se relacionam com os dons e capacidades de liderança no contexto de igreja.
Quais as funções que vemos na liderança da igreja: verso 12
E o restante serviço no contexto da igreja local? Vamos analisar Atos 6:1-7
Esta passagem Bíblica é tida como a primeira no contexto do Novo testamento e da vida de igreja organizada que foca aquilo que é o serviço fora das funções espirituais, conforme citado no verso 2.
Quais são as funções principais aqui apresentadas como sendo função da liderança da igreja? Estudo da palavra de Deus. E no verso 4? Oração e ministério da palavra, ou seja, ensino.
Seria necessário, outros elementos da igreja ficarem responsáveis pelo serviço prático naquele caso concreto servir a comida ás viúvas diariamente. E com isso dar mais tempo aos Apóstolos para se prepararem para ensinar a doutrina e orarem pelas pessoas da igreja.
Agora é somente isto o que os líderes faziam? Penso que não, mas uma coisa é certa e não pode acontecer, é quando um líder de igreja local no nosso caso pastor, não tem tempo para se preparar adequadamente naquilo que é a sua função primordial e bíblica porque está ocupado a fazer tarefas práticas.
Que pessoas deveriam servir nestas áreas práticas? Não pessoas quaisquer, mas de acordo com o verso 3 de boa reputação e cheios do espirito santo e sabedoria. Pessoas que de alguma forma já provaram que têm estas caraterísticas.
Aqui neste contexto é usada a palavra Diákonos = Servo, auxiliar que é originária da palavra Diákonia = Ministério, ou serviço na igreja local.
Diácono é aquele que como servo executa o serviço.
O que a Bíblia fala sobre Diáconos? Existem orientações especificas para os Diáconos.
Vamos analisar a passagem Bíblica de I Timóteo 3:8-16
Exemplo de Diaconisas – Romanos 16:1
Agora que serviços práticos conhece no contexto da igreja local?
Assim como direção estamos a organizar estas áreas práticas de serviço.
Deixe uma Resposta