Publicado por: absesimbra | 1 de Março de 2019

Humildade no Serviço ao Senhor

Temos estado a tratar de serviço no contexto de igreja local, e pergunto aos presentes já está convencido que a vida que Deus deseja para si é uma vida de serviço? Já? O que fez em relação a isso? Nada? Alguma coisa?

Torna-se imperativo que ao entender qual é a vontade de Deus que façamos algo para na prática a concretizarmos. Se não agirmos em obediência o que acontece? Estamos em desobediência e isso é PECADO.

Posto isto hoje vou novamente falar de serviço ou melhor de uma característica que devemos ter no nosso carácter que é essencial ao serviço que prestamos ao Senhor.

Alguém arrisca a dizer qual é essa característica? HUMILDADE

Sabemos que uma das virtudes da vida cristã é a Humildade. A Bíblia motiva-nos a sermos Humildes

Isso está patente em várias passagens da Bíblia tais como:

  • Mateus 5:3
  • Miqueias 6:8
  • Tiago 4:6-10

Definição de humildade

Humildade é a qualidade de quem age com simplicidade, uma característica das pessoas que sabem assumir as suas responsabilidades, sem arrogância, prepotência ou soberba.

Em teoria, a humildade é tida como uma qualidade bastante positiva e benéfica, onde ninguém é pior ou melhor do que os outros, estando todos no mesmo nível de dignidade, de cordialidade, respeito, simplicidade e honestidade. A humildade é um sentimento de extrema importância, porque faz a pessoa reconhecer suas próprias limitações, com modéstia e ausência de orgulho.

Estudo do capítulo 2 de Filipenses Vamos ler

2:1-4 – Humildade procurando o bem comum. Aplicar ao serviço.

2:5-11 – Exemplo máximo de Humildade – não quero aqui focar a questão teológica, mas sim a atitude de Jesus ao vir à terra. Humildade resultou em exaltação.

Fazer uma pausa em Filipenses e ler Mateus 20:20-28 – o pedido da mulher de Zebedeu… focar o verso 27 e 28.

CONCLUSÃO

 

 

Como desenvolver a humildade

Uma vez que a humildade é obviamente essencial à nossa vida com Deus, devemos estar preocupados em acrescentar esta qualidade às nossas vidas. Aqui estão umas poucas sugestões simples que nos podem ajudar:

  1. Devemos procurar o melhor nos outros, e buscar servir os outros como Jesus fez (Romanos 12:10; Efésios 4:2-3; Filipenses 2:3-4).
  2. Não devemos pensar que somos importantes (Lucas 17:10). Cada um deve usar sua capacidade, porém não devemos pensar que somos melhores do que outros (Romanos 12:3-8).
  3. Não devemos esperar que outros nos humilhem. A chave da obediência é nossa humildade voluntária (Tiago 4:10), não a humilhação forçada.
  4. Sempre que estivermos tentados a pensar que somos grandes e importantes, devemos parar para contemplar a grandeza e a majestade de Deus. Comparados com o Criador e Sustentador do Universo, somos débeis e insignificantes. O Salmo 8, especialmente nos versículos 3 e 4, nos faz descer ao nosso tamanho rapidamente!

Da mesma forma que Cristo se humilhou e Deus Pai o exaltou, o texto que já vimos esta manhã da epístola de Tiago 4:10 afirma isso para connosco…

“Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará” (Tiago 4:10).

(Continuação do estudo de Filipenses 2 para a semana)

Vamos estudar o exemplo de dois homens que serviram a igreja de Filipos entre outras


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: