Publicado por: absesimbra | 11 de Março de 2019

Pregação exemplos de homens de Serviço

A semana passada abordámos o tema humildade no servir ao Senhor. E estivemos a estudar a característica de Jesus que nos mostra como devemos nós próprios ser.

Vamos voltar a ler Filipenses 2 (LER)

Nós temos este capítulo dividido em algumas partes:

1-4 – Paulo exorta os filipenses a viverem em humildade

5-11 – Paulo dá o maior exemplo de Humildade (Lectio Divina)

12-18 – Paulo afirma que apesar de ser Cristo a viver assim em humildade, ele diz que essa vivência está ao alcance de todos os filipenses e que isso é para viver no dia-a-dia, ou seja não é algo utópico somente ao alcance de Jesus. Paulo nesta secção mostra aos filipenses as obrigações que o exemplo de Cristo coloca sobre eles. Eles devem andar com os seus próprios pés, com a noção da fragilidade humana, mas, com a certeza de que o deus Todo-poderoso está por detrás deles (V. 13). Deveriam viver de tal modo, em meio, em meio à sociedade corrupta, que a sua vida refletisse a luz que vinha de uma fonte celestial (V.14-15), proclamando constantemente o evangelho da nova vida (V. 16a).

19-30 – Paulo foca agora o exemplo de dois homens bem conhecidos da igreja, para lhes mostrar que a humildade é algo possível de se praticar, e podemos ver isso olhando para o exemplo destes dois homens de Deus, Timóteo e Epafrodito.

É exatamente o exemplo destes dois homens que vamos estudar esta manhã e ver o que podemos retirar da vida deles para a nossa própria vida.

Vamos começar por Epafrodito, apesar de estar em segundo lugar nesta passagem, mas terá uma razão de ser pelo que vamos já ver isso.

Verso 25 é nos apresentado Epafrodito

  • Irmão de Paulo, no sentido que era alguém muito próximo e não irmão de sangue. A Bíblia que há amigo mais chegados que irmãos (Provérbios 18:24)
  • Cooperador e companheiro de lutas
  • Mensageiro da igreja
  • Auxiliador das necessidades de Paulo
  • Digno de honra
  • Adoeceu e quase morreu ao colocar a sua vida ao serviço da igreja e do Apóstolo Paulo.

E agora Timóteo

  • Cuidava dos interesses da igreja de Filipos como ninguém
  • Tinha um carácter provado.

Se o Apostolo Paulo tivesse de ao escrever uma carta fazer um relato de algumas das suas características sobre o seu carácter, sobre a forma como serve ao Senhor e aos irmãos? O que ele escreveria?

Nesse sentido vamos estudar um pouco algumas coisas da vida de Timóteo de forma a introduzirmos um tema que eu entendo ser chave para a nossa igreja e para o reino de Deus. DISCIPULADO.

Para a semana vamos focar a influência direta da família de Timóteo na sua caminhada e crescimento espiritual, olhando para a ação direta da sua avó e mãe. Mas também percebermos que em termos espirituais nós podemos criar laços familiares tão ou mais fortes que os de sangue e com isso passar vivência cristã, ou seja discipulado. Basta olharmos para o verso Filipenses 2:22 e verificamos que como é que Paulo tratava Timóteo? Por filho. Filho de carne? Claro que não, mas sim filho espiritual.

Para a semana começamos uma série de pregações sobre reprodução espiritual.

Assim neste mês de março vamos falar sobre discipulado, igualmente numa vertente de serviço ao Senhor.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: