A semana passada abordámos o tema humildade no servir ao Senhor. E estivemos a estudar a característica de Jesus que nos mostra como devemos nós próprios ser.
Vamos voltar a ler Filipenses 2 (LER)
Nós temos este capítulo dividido em algumas partes:
1-4 – Paulo exorta os filipenses a viverem em humildade
5-11 – Paulo dá o maior exemplo de Humildade (Lectio Divina)
12-18 – Paulo afirma que apesar de ser Cristo a viver assim em humildade, ele diz que essa vivência está ao alcance de todos os filipenses e que isso é para viver no dia-a-dia, ou seja não é algo utópico somente ao alcance de Jesus. Paulo nesta secção mostra aos filipenses as obrigações que o exemplo de Cristo coloca sobre eles. Eles devem andar com os seus próprios pés, com a noção da fragilidade humana, mas, com a certeza de que o deus Todo-poderoso está por detrás deles (V. 13). Deveriam viver de tal modo, em meio, em meio à sociedade corrupta, que a sua vida refletisse a luz que vinha de uma fonte celestial (V.14-15), proclamando constantemente o evangelho da nova vida (V. 16a).
19-30 – Paulo foca agora o exemplo de dois homens bem conhecidos da igreja, para lhes mostrar que a humildade é algo possível de se praticar, e podemos ver isso olhando para o exemplo destes dois homens de Deus, Timóteo e Epafrodito.
É exatamente o exemplo destes dois homens que vamos estudar esta manhã e ver o que podemos retirar da vida deles para a nossa própria vida.
Vamos começar por Epafrodito, apesar de estar em segundo lugar nesta passagem, mas terá uma razão de ser pelo que vamos já ver isso.
Verso 25 é nos apresentado Epafrodito
- Irmão de Paulo, no sentido que era alguém muito próximo e não irmão de sangue. A Bíblia que há amigo mais chegados que irmãos (Provérbios 18:24)
- Cooperador e companheiro de lutas
- Mensageiro da igreja
- Auxiliador das necessidades de Paulo
- Digno de honra
- Adoeceu e quase morreu ao colocar a sua vida ao serviço da igreja e do Apóstolo Paulo.
E agora Timóteo
- Cuidava dos interesses da igreja de Filipos como ninguém
- Tinha um carácter provado.
Se o Apostolo Paulo tivesse de ao escrever uma carta fazer um relato de algumas das suas características sobre o seu carácter, sobre a forma como serve ao Senhor e aos irmãos? O que ele escreveria?
Nesse sentido vamos estudar um pouco algumas coisas da vida de Timóteo de forma a introduzirmos um tema que eu entendo ser chave para a nossa igreja e para o reino de Deus. DISCIPULADO.
Para a semana vamos focar a influência direta da família de Timóteo na sua caminhada e crescimento espiritual, olhando para a ação direta da sua avó e mãe. Mas também percebermos que em termos espirituais nós podemos criar laços familiares tão ou mais fortes que os de sangue e com isso passar vivência cristã, ou seja discipulado. Basta olharmos para o verso Filipenses 2:22 e verificamos que como é que Paulo tratava Timóteo? Por filho. Filho de carne? Claro que não, mas sim filho espiritual.
Para a semana começamos uma série de pregações sobre reprodução espiritual.
Assim neste mês de março vamos falar sobre discipulado, igualmente numa vertente de serviço ao Senhor.
Deixe uma Resposta