Publicado por: absesimbra | 22 de Dezembro de 2019

Pregação Mateus 7:13-20

Continuamos e estamos a chegar ao fim do estudo do sermão do monte. Vamos continuar a ler Mateus 7 agora desde o verso 13 até ao 20 e para a semana terminamos com os versos 21 a 29.

LER Mateus 7:13-20

Versos 13 e 14

Porta estreita – caminho estreito – vida

João 10:7-9 (LER) Jesus é a porta.

Para a vida eterna com Deus.

João 14:5-6 (LER) Jesus é o caminho.

Porta larga – caminho largo – perdição (morte)

João 10:10 (LER) o Diabo vem para destruir

Para a vida eterna afastado de Deus (perdição eterna)

Efésios 6:12 (LER) os nossos inimigos são:

 

Na prática o próprio Jesus passou por situações em que teve de escolher entre o caminho estreito e o largo, nós vamos abordar duas (LER – Mateus 16:21-28) e (LER – Mateus 26:39) Porém as palavras de Jesus são, “Todavia, não seja como eu quero, e, sim, como tu queres.” Estas têm de ser as nossas palavras diariamente face a qualquer decisão com que nos deparamos.

Mas sabemos que a mensagem do evangelho de nos arrependermos e de morrermos para nós mesmos não é uma mensagem popular. Melhor é prometer sucesso, vida farta, dinheiro, saúde, ausência de sofrimento, etc…, mas não podemos pôr em causa a vida eterna por causa das decisões que tomamos em 80 ou 90 anos cá na terra.

Verso 15 – Jesus pede-nos a nós os seus discípulos verdadeiros para tomarmos cuidado e atenção aos falsos profetas que aparentemente parece estarem a pregar o caminho estreito, mas na verdade têm o mesmo objetivo que o descrito em João 10:10 da parte de Satanás aqui comparados a “roubadores”. Tentam afastar os santos, os discípulos de Jesus da mesma forma que fizeram com o próprio Jesus tentando-O afastar-se da cruz e do sacrifício que viria a salvar toda a humanidade.

Versos 16-20 – Como nós podemos descobrir esses lobos em pele de ovelhas?

Há uma frase do poeta António Aleixo que diz o seguinte:

“Falas bem gosto de te ouvir; e a tua voz ecoas. É pena não usares a moral que apregoas!”

Ora é exatamente isto eu Jesus afirma nestes versículos. O verso 20 é claro naquilo que é a forma como nós podemos verificar se o mestre é falso ou verdadeiro. E o que a Bíblia entende por fruto? LER Gálatas 5:16-26

Concluindo cada cristão deve buscar o fruto do Espírito, deve ser algo que devemos cada vez mais ter ao longo da nossa caminhada com Cristo. (dar a ideia de progressão) E cada cristão deve observar isso também nos seus líderes. Não julgando, mas ajudando-nos uns aos outros para que cada um possa ser mais como Cristo nesta caminhada no caminho estreito. Sempre com a ajuda do E. Santo – João 14:26


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: