No primeiro natal relatado por exemplo pelo o evangelho de Lucas existem 3 cânticos que servem de forma de expressão para dar a conhecer o que os seus autores sentiam naquele momento que passaram diante de Jesus o enviado de Deus. Cânticos porque os judeus tinham este hábito de quando existia um acontecimento importante que estes tinha experienciado eles criavam uma música e assim partilhavam com os outros o que tinham vivido.
Quais são os cânticos que conhecemos?
O de Maria que está em Lucas 1:46-56; o cântico de Zacarias que está em Lucas 1:67-79 e por fim o cântico de Simeão que está em Lucas 2:25-35, e é este último que vamos estudar hoje, vamos ler o cântico de Simeão:
Lucas 2:25-35 O Livro (OL)
25 Naquele dia, estava justamente no templo um homem chamado Simeão, morador em Jerusalém, um crente dedicado ao Senhor, cheio do Espírito Santo e que vivia constantemente na esperança do breve aparecimento do Consolo de Israel. 26 O Espírito Santo tinha-lhe revelado que não morreria sem ver primeiro aquele que tinha sido designado por Deus. 27 O Espírito Santo inspirou-o a ir ao templo naquele dia. Assim, quando Maria e José chegaram para apresentar o menino Jesus ao Senhor, em obediência à Lei, Simeão estava lá. 28 E tomando a criança nos braços louvou a Deus:
29 “Senhor, agora posso morrer satisfeito,
pois vi aquele que tu me prometeste que veria!
30 Vi o Salvador que deste ao mundo.
31-32 Ele é a luz que brilhará sobre as nações,
e será a glória do teu povo Israel.”
33 José e Maria admiravam-se do que se dizia a respeito de Jesus. 34-35 Simeão abençoou-os, mas depois disse a Maria: “Uma espada atravessará a tua alma, porque esta criança será rejeitada por muitos em Israel, mas para sinal de desavença entre deles. Para muitos outros, porém, será uma grande alegria. E por ele serão revelados os pensamentos mais profundos de muitos corações.”
Não sabemos muito acerca deste homem – Simeão. Aliás pelo que os estudiosos dizem apenas aparece aqui citado. Mas o relato que a Bíblia faz dele é muito interessante, e eu queria pegar nisso para juntos podermos tirar algum ensinamento bíblico para as nossas vidas.
“Um crente dedicado ao Senhor, cheio do Espírito Santo” – Quantos de nós podemos dizer isto de nós próprios? Por vezes somos crentes sim, acreditamos que Deus existe, mas somos nós dedicados ao Senhor? E cheios do Espírito Santo? Na medida em que a nossa vida é completamente dedicada a Deus? Ou somente nos interessamos pelas coisas de Deus quando temos algo a ganhar em troca Dele?
“E que vivia constantemente na esperança do breve aparecimento do Consolo de Israel.” – Simeão tinha uma esperança que era ver Jesus, o Salvador de Israel, o Salvador do mundo. A esperança de Simeão estava em Jesus. A nossa esperança está nas coisas materiais desta terra? Ou está em Deus? Estamos nós com esperança que Jesus venha?
“O Espírito Santo tinha-lhe revelado” (…) “O Espírito Santo inspirou-o a…” – Simeão tinha uma relação muito intima com Deus, o Espirito Santo falava com ele, inspirava-o a agir e ele obedecia. Como é o meu relacionamento com Deus?
“Simeão abençoou-os” – Simeão era veículo de bênção de Deus para com o seu próximo. Sou eu uma bênção e abençoo outros á minha volta?
“29 “Senhor, agora posso morrer satisfeito,
pois vi aquele que tu me prometeste que veria!
30 Vi o Salvador que deste ao mundo.
31-32 Ele é a luz que brilhará sobre as nações,
e será a glória do teu povo Israel.”
Este é o cântico de Simeão, neste cântico Simeão expressa que ficou satisfeito com o que alcançou na vida. Ele viu o Salvador chegar, Ele viu a Salvação de Deus. O Evangelho. Ficamos nós satisfeitos com o Evangelho?
O que é o Evangelho? É o natal…
A palavra Evangelho significa “Boa notícia”, mas qual é a má notícia para que exista uma boa notícia?
Pregar o Evangelho:
- Criação (autoridade de Deus) Génesis 1:1 “No princípio criou deus os céus e a terra.” Mateus 28:18 “Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra.”
- Decisão do Homem (responsabilidade) Romanos 3:23 “Todos pecaram e afastados da Glória de Deus estão.”
- Consequência (Morte) Romanos 6:23 “O salário do pecado é a morte.”
- Amor de Deus Romanos 6:23 “(…) mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Jesus Cristo, nosso Senhor.” João 3:16 “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu único filho para que todo aquele que Nele confiar não morra, mas tenha a vida eterna.”
- Plano de Salvação – Como a consequência do pecado é a morte e todos nós os seres humanos não têm a capacidade de nos salvarmos a nós próprios, como percebemos isso, através da lei de Deus, não conseguimos cumprir a lei de Deus, quem nunca penso mal? Quem nunca mentiu? Quem nunca cobiçou algo do próximo? Estamos longe do padrão de Deus. Por isso Jesus Cristo…
- Jesus Cristo II Coríntios 5:21 “Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós, para que nele fossemos feitos justiça de Deus.”
I Timóteo 2:1-7 – verso 4 Deus deseja que todos se salvem e que todos cheguem ao pleno conhecimento da verdade que é… Cristo o único mediador entre Deus e os homens, Cristo o único pelo qual há salvação.
- Graça – Assim pela graça Deus dá-nos a salvação por meio de Jesus Cristo Efésios 2:8-9 “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus; não de obras, ara que ninguém de glorie.”
- Aceitar/decidir viver para Deus Romanos 10:9-11 (LER) e I João 1:9 “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustiça.”
- Caminhada cristã Igreja local, discipulado, batismo, dar a conhecer o evangelho a outros, etc…
- Morte, mas vida eterna – morreremos fisicamente, mas um dia iremos ressuscitar e viveremos eternamente com Deus no céu. Esperança em Jesus Cristo.
O que tem de fazer agora? Reconhecer que é pecador, decidir confessar o seu pecado e que os seus esforços são insuficientes para agradar a Deus. Que precisa de Jesus Cristo para ter paz com Deus.
Como fazer isso? Com as suas próprias palavras através de algo que diz a Deus, chamado de Oração.
Depois a igreja tem a responsabilidade de o acompanhar, por isso é tão importante sabermos se tomou essa decisão, para lhe podermos prestar todo o apoio nesta nova fase da sua vida.
Deixe uma Resposta