Publicado por: absesimbra | 10 de Agosto de 2015

Pregação 09 Agosto Estudo de Tiago – conclusão

Estamos a chegar ao fim do estudo do livro de Tiago. Como temos vindo a dizer uma carta extremamente prática.

Tiago 5:1-20

Tiago 5:1-6 – Uma realidade visível tanto nos dias em que Tiago escreveu este livro, como atualmente. Aqui Tiago fala das injustiças que vivemos nesta terra. Injustiças essas que por vezes vêm à nossa vida por causa de outros que na sua ganância exploram e prejudicam os outros, mais fracos ou com menos posses.

Mateus 19:16-30 – Relacionamento entre o ser humano e a riqueza.

Quando o homem tem posses, acaba sempre por confiar mais na sua própria força do que depender de Deus.

Isso não quer dizer que o homem tenha de ser pobre e continuar na condição de necessidade financeira, mas sim saber quem é realmente o nosso Senhor? Saber se o dinheiro é senhor ou o nosso dinheiro está ao serviço do reino de Deus.

O dinheiro é um bom servo, mas um mau senhor. Mateus 6:19-24

Tiago 5:7-12 – Apesar da injustiça o justo não faz justiça pelas suas próprias mãos, ele espera no Senhor. E o Senhor não tarda em vir.

Salmo 37 – Ler

Que magnífico Salmo acerca da esperança da Justiça de Deus. Podemos confiar de que o nosso Deus cuida de nós. Não sabemos quando isso acontecerá, mas sabemos que pelo menos na eternidade, na esperança que temos em Cristo que um dia quando morrermos e formos viver face a face com Deus aí será feita justiça.

A nossa esperança na vinda do Senhor. Cremos ainda que Jesus virá? Vivemos de acordo com essa esperança? I Tessalonicenses 4:13-18 terminar lendo…

Eu sei que por vezes existem circunstâncias muito complicadas nesta terra e algumas delas são causadas por pessoas que nos fazem sofrer e a postura delas para com Deus, parece que Deus não faz nada para as castigar e que Deus está a dormir. Mas irmãos tenhamos fé de que Deus vai trazer a sua justiça perante cada situação. A sua justiça não falha, confiemos Nele, de que Ele está a fazer o melhor. E a Sua justiça será completa quando Jesus voltar. Até lá Deus decidiu, e temos de respeitar essa decisão, ser Misericordioso e amoroso e dar várias oportunidades para que qualquer ser humano o siga e faça a sua vontade.

É um erro pensar que seguir Jesus traz-nos principalmente benefícios para esta vida terrena. Nós não vemos a plenitude da nossa salvação nesta vida.

I Coríntios 15:19 – a nossa esperança tem de ser futura, quando Jesus voltar com toda a sua Glória, temos de entender que somos apenas estrangeiros nesta terra que estão caminhando para a pátria celestial.

Tiago 5:13-20 – O poder da oração é real. Deus pode curar em todos os sentidos. Fisicamente (doença), mas mais importante espiritualmente (perdão de pecados).

Parece que existe aqui uma comparação no seguimento da passagem bíblica e discurso de Tiago.

Tipo, os ricos têm dinheiro, poder e influência, é verdade, mas nós os que confiam no Senhor têm a oração, têm o poder da oração.

Por vezes irmãos, nós vivemos a nossa vida de uma forma em que na prática perante os problemas (porque aqui fala-se de dois tipos de problemas, a doença física e a doença espiritual quando alguém peca e acaba se afastando de Deus), preferimos soluciona-los com os recursos do mundo (dinheiro, influência, etc.) quando aquilo que a Palavra de Deus diz é que o nosso Pai Celestial cuida de nós e sabe aquilo que precisamos basta que o peçamos em oração. Eu sei que não é algo instantâneo, e que a solução do dinheiro é mais atraente, mas Deus quer usar a nossa fé. Ele quer educar a nossa fé, Ele quer usar a nossa confiança Nele. Ora vejamos mais algumas passagens bíblicas e o que elas nos dizem em relação à oração:

Mateus 7:7-12; Mateus 21:22; Filipenses 4:4-7

Manifestações visíveis da oração. Criar uma intimidade com Deus em que a nossa dependência é somente Dele, e não de qualquer outro recurso.

CONCLUSÃO ACERCA DO LIVRO TODO DE TIAGO

Chegámos ao fim do estudo do livro de Tiago. Nada disto servirá se não pormos em prática aquilo que aprendemos.

Tiago 1:22 – Praticantes da palavra…

… e foco na eternidade!


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: